Páginas

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Não amemos com palavras, mas com obras

Este é o lema lançado pelo Papa Francisco para a I Jornada Mundial dos pobres, marcada para o próximo dia 19 de Novembro.

"A pobreza significa um coração humilde que sabe aceitar a própria condição de criatura limitada (.....) para superar a tentação da omnipotência, que nos engana convencendo-nos que somos imortais (Cf. Catecismo da Igreja Católica, nn 25-45).

O amor com obras fez-me pensar nos incêndios dos meses de Julho e Outubro. De repente, as povoações atingidas por esta grande calamidade, ficaram sem nada. Demonstração evidente que a nossa "omnipotência" não conseguiu evitar.

No entanto, a espontaneidade com que surgiu a solidariedade vinda não só dos portugueses mas também do estrangeiro, não se fez esperar.

Camiões carregados e voluntários depressa chegaram aos locais onde eram mais precisos. 

Solidariedade para com quem sofre através de uma ajuda material, mas também para os familiares dos que partiram e que estão a pedir apoio psicológico. 

É bonito verificar como as ajudas vêm de todos os quadrantes: culturais, concertos musicais, disponibilização de contas bancárias, ajudas anónimas, etc.

Gostei de ver ontem no telejornal os jogadores dos E.U.A que vão defrontar-se hoje com a nossa selecção, falarem em português: "somos solidários ".

Que estes exemplos não surjam só nas grandes tragédias, mas sim no dia-a-dia sabendo acolher, ajudar, e conviver com aqueles que mais precisam de nós.

A Doutrina Social da Igreja é a fonte onde podemos beber este "amar com obras ".

Adelaide Figuinha
Professora



Sem comentários:

Enviar um comentário