Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Missa sem fotografias e bisbilhotices

Bom dia
Sem grandes eventos, a terça-feira foi um dia de muitos eventos. No Vaticano, o Papa pediu para que a Missa tenha um "lugar importante", especialmente ao domingo. Não para tirar fotografias, bisbilhotices ou espetáculos. Francisco recordou que a Missa é o "memorial do mistério pascal de Cristo". Não apenas uma "recordação", mas um "tornar presente" o que aconteceu há 2 mil anos.
Por cá, surgem novas campanhas para o Tempo do Advento, que está a chegar. A Diocese de Viana do Castelo propõe a dinâmica  ‘Agradece, somos Igreja’, com a perspetiva de envolver os diocesanos na “valorização da sua identidade comum” e na construção do presépio. Em Braga, a proposta para a caminhada de preparação para o Natal tem como tema «Da Espera ao Encontro».
Em Fátima, decorre até hoje o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, organizado em parceria pela Câmara de Ourém e a Organização Mundial de Turismo (OMT) e subordinada ao tema ‘O potencial dos lugares sagrados como ferramenta para o desenvolvimento do turismo sustentável’, onde o reitor do Santuário de Fátima afirmou que a Cova da Iria é o “mais significativo destino de turismo religioso português”.
Esta quinta-feira, começa no Vaticano um debate internacional sobre movimentos de trabalhadores e sindicalismo no mundo globalizado. Fátima Almeida, co-presidente da LOC/MMTC participa neste encontro. 
Uma delegação de Portugal chegou há poucos dias do Vaticano, depois de participar numa conferência sobre o acesso aos cuidados de saúde. O padre José Manuel Pereira de Almeida presidiu à delegação e informa hoje no programa Ecclesia (RTP2) sobre as conclusões deste encontro, onde se apresenta também a Conferência da Comissão Nacional Justiça e Paz, no próximo sábado. Na Antena 1, às 22h45, fique a par da história da Diocese de Viana do Castelo, a celebrar 40 anos.
Votos de um bom dia, com muitas e boas notícias!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário