Páginas

sábado, 18 de novembro de 2017

«Este é o tempo…»

Assim dizem os organizadores do 4º encontro nacional de leigos que hoje tem início em Viseu. A Ecclesia vai lá estar a acompanhar este momento que convoca todas as pessoas a dar o seu contributo para a trabalhar pela justiça e pela paz, pela esperança e pelo amor a todos e a cada um.
O programa de rádio tem testemunhado como os leigos se empenham e protagonizam ações, mas há mais para descobrir.

A música vai ser hoje homenageada através do reconhecimento do compositor estónio Arvo Pärt que vai receber o 'Prémio Ratzinger', considerado o ‘Nobel’ da Teologia. Será no Vaticano mas poderá escutar uma criação do compositor, membro do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) desde 2011, que compôs a peça musical ‘Os três pastorinhos de Fátima’ (Drei Hirtenkinder aus Fátima), que se estreou em Portugal em fevereiro de 2015, por ocasião do Centenário das Aparições.

«Este é o tempo...» poderia ser também o mote para assinalar o I Dia Mundial dos Pobres, num desafio que o Papa Francisco lança após o término do Jubileu da Misericórdia.
Esta iniciativa vai desencadear inúmeras ações uma delas a decorrer no Terreiro do Paço, onde um grupo de pessoas sem-abrigo do Centro Social São Francisco Xavier vai participar. Neste local, na cidade de Setúbal, pudemos encontrar respostas efetivas ao desafio do Papa quando pede aos cristãos para caminharem, lado a lado, com as pessoas mais fragilizadas. Eu estive  a testemunhar a alegria, boa disposição e amizade entre todos.
Deixo-lhe a mensagem que o Papa escreveu para este Dia, porque estas palavras são um desafio para um itinerário de vida.
Um bom dia e até já 

Sem comentários:

Enviar um comentário