Páginas

domingo, 19 de novembro de 2017

Cinco minutos para quem é pobre

Bom domingo!
Vivemos o Dia Mundial do Manuel, da Ana e d… Sim! Para viver este Dia Mundial, só com nomes concretos.
Esquecer a pobreza e pensar no pobre. Mesmo que pareça contraditório, este talvez pudesse ser o slogan para a celebração do primeiro Dia Mundial dos Pobres, que o Papa deixa inscrito no calendário. E porque terá Francisco promovido mais um evento, ele que vive de experiências, processos, modos de ser? Porque este evento tem de ser uma experiência, conduzir a um processo e ajudar a um novo modo de vida. Como?
O arcebispo de Braga responde na mensagem que escreveu para este dia: “Gostaria que nos aproximássemos deles, que os olhássemos nos olhos e os chamássemos pelo nome. Este é o primeiro passo para devolver a esperança cristã”. 
E felizmente há muitas experiências e projetos que possibilitam essa aproximação a quem é pobre, pessoalmente e também com recursos que permitem esse “devolver da esperança”. Em Setúbal, por exemplo, a música é o caminho, por iniciativa da Cáritas (uma história para ouvir em www.ecclesia.pt/radio); e em Lisboa, o Serviço Jesuíta de Apoio a Refugiados acolhe quem procura segurança entre nós, há 25 anos.
Permitam um tratamento muito direto nesta questão: ao longo deste dia, tu tens a possibilidade de te aproximares de uma pessoa pobre, tratá-lo pelo nome, viver alguns minutos deste domingo com os pobres? Eu já sei onde e como. Porque será também uma boa forma de celebrar o Dia do Senhor!
E assim se cumpre o slogan do IV Encontro Nacional de Leigos: “Este é o tempo”. Durante um dia, muitas conferências mostraram como concretizar a transformação do mundo, em diferentes setores. Na Missa de encerramento, D. Ilídio Leandro disse que há muito a fazer.
Porque não há duas sem três, também em grandes temas e acontecimentos, termina este domingo a Semana dos Seminários. Passe pelo portal que a Agência Ecclesia criou por esta ocasião!
Votos de bom domingo! E não esqueça: uns minutos são para falar, estar, ouvir quem é pobre! Dar-lhe tempo é o melhor que podemos oferecer!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário