Páginas

domingo, 15 de outubro de 2017

O milagre de 13 de Maio de 1981

Karol Wojtyla sempre dedicou uma forte devoção a Nossa Senhora. Quando morreu a sua mãe, ainda criança, passou a visitar frequentemente a Igreja paroquial e habituou-se a confiar todas as suas preocupações e anseios à Virgem Maria. Mais tarde, quando foi nomeado bispo, escolheu para as suas armas episcopais, a letra M junto à cruz e o lema Totus Tuus (Todo Teu), como sinal de total entrega a Maria.

Depois do atentado, que por muito pouco não o matou, na praça de São Pedro, a 13 de Maio de 1981, o Papa veio a Fátima agradecer à Virgem de Fátima ter-lhe salvo a vida e entregou ao Bispo de Leiria, D. Alberto Cosme do Amaral, uma pequena caixa com um presente para Nossa Senhora: a bala que tinha atravessado o seu corpo, a qual foi encastoada no interior da coroa preciosa que se coloca na Imagem de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, e noutras solenidades especiais, como a Imaculada Conceição e a Assunção de Nossa Senhora. 

Dez anos após o atentado, João Paulo II voltou a Fátima. Desta vez, para além do aspeto pessoal, o Papa teve outros motivos para agradecer à Virgem. O muro de Berlim já não existia e os países de Leste abriam nessa época as portas à estabilização da democracia. Neste contexto, o Papa veio a Fátima agradecer a Nossa Senhora a proteção dada à Igreja nestes anos, que registaram rápidas e profundas transformações sociais, permitindo abrirem-se novas esperanças para vários povos oprimidos por ideologias ateias que impediram a prática da sua fé.

Em 13 de Maio 2000, ano em que foi revelada publicamente a terceira parte do segredo de Fátima, João Paulo II voltou ao Santuário da Cova da Iria e beatificou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Todo o pontificado de João Paulo II esteve intimamente ligado à mensagem de Fátima, porém a forte ligação deste Papa a Fátima é, sobretudo, pessoal e João Paulo II refere-se, por diversas vezes, ao «milagre daquele 13 de maio em que «a mão materna» que permitiu que o papa agonizante se detivesse no limiar da morte.

O Santuário de Fátima vai acolher uma relíquia de São João Paulo II, por ocasião da sua memória litúrgica que é assinalada no dia 22.

Suzana Maria de Jesus



Sem comentários:

Enviar um comentário