Páginas

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Media: Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã

Agência Ecclesia



Congresso da AIC realiza-se de 26 a 28 deste mês

Almada, Setúbal, 10 out 2017 (Ecclesia) - A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) vai analisar, de 26 a 28 deste mês, em Almada (Diocese de Setúbal) que modelos editoriais e empresariais devem ser assumidos pela imprensa regional.

O X congresso da AIC vai decorrer no Convento dos Capuchos, em Almada, e procura identificar “a relevância da imprensa regional, nomeadamente a de inspiração cristã, ao longo da história” e depois avaliar “a tensão em curso em muitos títulos, nomeadamente entre o papel e o pixel, o impresso e o digital”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A conferência de abertura desta iniciativa tem como orador D. José Ornelas, bispo de Setúbal, que falará sobre “Comunicação: uma marca do cristianismo” e encerra com uma preleção do professor universitário Eduardo Cintra Torres sobre “Modelos editoriais e empresariais para a Imprensa de Inspiração Cristã”.

“O legado de jornais centenários” pelo padre António Jesus Ramos, diretor do Correio de Coimbra; “Uma voz sem fronteiras” pelo padre Adelino Ascenso, presidente dos IMAG (Inst. Miss. Ad Gentes) e “Uma marca com diferentes perfis” pelo professor universitário Paulo Faustino são os temas a refletir num painel sobre «memórias da Imprensa de Inspiração Cristã».

No painel «análises sobre a Imprensa de Inspiração Cristã» o diretor do Diário do Minho, Damião Pereira, aborda o tema «Compromisso entre o papel e o pixel» e Carlos Liz reflete sobre «Comportamentos dos públicos».

A diretora de Informação da Rádio Renascença, Graça Franco, reflete sobre a «Identidade editorial» e o professor universitário Pedro Jerónimo aborda o tema «Produzir e distribuir em papel e no digital» noutro painel.

Para além das várias reflexões, os participantes vão ter oportunidade, na tarde do segundo dia, de momentos culturais com a visita a alguns centros históricos e culturais em Almada e arredores e à visualização do espetáculo «História do Cerco de Lisboa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS
in


Sem comentários:

Enviar um comentário