Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

"Só pela bondade"

Bom dia e boa semana
Durante oito dias, a palavra "bondade" foi a que mais e melhor sintetizou a vida de um homem, falecido inesperadamente há oito dias. Este domingo, recordei a palavra e quem fez dela um programa de vida: D. António Francisco dos Santos. O bispo do Porto foi um homem bom porque viveu todos os dias o programa proposto em Mt 18, 21-35: «Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?». Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete".
Outro Francisco, o Papa lembrou o Evangelho lido nas Missas deste domingo durante a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, para garantir que o ser humano "é sempre maior do que o mal que comete”.
Temas e pessoas que vão marcar o Encontro Nacional de Pastoral Social, que começa este terça-feira, para analisar o tema ‘Família e transformação social — uma perspetiva a partir da Exortação Apostólica «Amoris Laetitia»’. Seria a primeira grande atividade de D. António Francisco dos Santos, como responsável deste setor da pastoral na Conferência Episcopal Portuguesa.
Mas retomemos o tema da bondade. Ele está muito presente, de facto, nestes dias. E sempre esteve na vida de um homem (e de muitos outros, por certo). 
"Só pela bondade aprenderemos a fazer do poder um serviço, da autoridade uma proximidade e do ministério uma paixão pela missão de anunciar a alegria do evangelho"
Este era o programa de D. António Francisco dos Santos. Foi afirmado no dia 6 de abril de 2014 na Catedral do Porto, na homilia da missa da sua entrada como bispo diocesano e as opiniões da última semana comprovam que o cumpriu plenamente! Vale a pena retomar essa homilia, no dia em que é celebrada a Missa de Sétimo Dia do falecimento de D. António Francisco dos Santos, na Catedral do Porto, às 19h00!
Votos de uma ótima semana!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário