Páginas

sábado, 9 de setembro de 2017

Papa pede a ajuda a Maria para a Colômbia que hoje quer reconciliar-se

Beatificou o bispo colombiano Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, o sacerdote Pedro María Ramírez Ramos, o “Cura de Armero”

(ZENIT – Roma, 8 Sept. 2017).- O Papa Francisco celebrou uma missa campal nesta sexta-feira na cidade colombiana de Villavicencio. Ao chegar em um carro normal, do aeroporto militar Luis Gómez Niño-Apiay, o Santo Padre subiu ao papamovil e para cumprimentar por mais de vinte minutos, os fiéis reunidos.
Ao inicio da missa o Papa proclamou beatos o bispo colombiano Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, torturado e assassinado em outubro de 1989 por guerrilheiros do ELN, e o sacerdote Pedro María Ramírez Ramos, conhecido como o “Cura de Armero”, na sequência da revolução do ‘9 de abril’ de 1948.  O Santo Padre indicou que os novos beatos são expressão de um povo que “quer sair do pântano da violência e do rancor”
A Missa foi celebrada no dia da memória litúrgica que assinala o nascimento da Virgem Maria. A liturgia foi acompanhada por um coro numeroso com vestidos típicos locais, que cantavam músicas religiosas populares acompanhadas principalmente de harpas, além de maracas e bandolas, instrumentos típicos da música llanera.
“Basta uma pessoa boa, para que haja esperança. E cada um de nós pode ser esta pessoa!”, disse o Papa. E que isso não significa ignorar as diferenças e os conflitos e legitimar as injustiças pessoais ou estruturais. “Qualquer esforço de paz sem um compromisso sincero de reconciliação será um fracasso” frisou.
E concluiu: Cabe-nos dizer ‘sim’ como Maria e cantar com Ela as «maravilhas do Senhor», porque, como prometeu aos nossos pais, ajuda a todos os povos e a cada povo, ajuda a Colômbia que hoje quer reconciliar-se e à sua descendência para sempre.
Entre os participantes estavam soldados, agentes da polícia e ex-guerrilheiros.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário