Páginas

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

IV Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus - os museus e a valorização do seu património documental | Museu de Cerâmica de Sacavém | 27 de outubro de 2017

Divulgamos o IV Encontro de Centros de Documentação de Museus - os museus e a valorização do seu património documental, a realizar a 27 de Outubro 2017, no Museu de Cerâmica de Sacavém. 

Encontro promovido pela Câmara Municipal de Loures através dos Centros de Documentação dos Museus de Loures que convida todos os Museus a apresentarem propostas de comunicações, com título, resumo, e nota biográfica, até 18 de setembro de 2017, para o endereço electrónico do Encontro: encontrocdm@cm-loures.pt

Comunicação aos oradores das propostas escolhidas e integradas no programa do Encontro a 22 de setembro de 2017.

As inscrições para participar no Encontro decorrem até 20 de outubro 2017. A inscrição é gratuita e limitada à capacidade do auditório. 


Em breve serão também disponibilizadas as atas dos anteriores Encontros na Página da Câmara Municipal de Loures.

Contextualização destes encontros:

Primeiro Encontro a 15 de outubro de 2004, com o apoio do IPM/RPM, subordinado ao tema “O papel dos Centros de Documentação na missão dos Museus”, evidenciou o interesse desta reflexão conjunta, manifestada quer pela adesão das instituições que se propuseram apresentar as práticas de trabalho, quer pelas discussões suscitadas entre os participantes e o que levaram para o seu quotidiano profissional.

Segundo Encontro a 2 de março de 2012, sob o tema “Os Centros de Documentação e a Produção de Conhecimento nos Museus” continuou a apresentar, em ambiente de diálogo e de troca de experiências, a realidade nos Museus portugueses. O conjunto plural de oradores reunido atravessa espaços geográficos, realidades institucionais e pensamentos múltiplos praticados nas áreas documentais dos seus Museus. 

Destes Encontros nasceu também a proposta de um Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus, concretizado e aceite pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas em Abril de 2012.

Terceiro Encontro Nacional de Centros de Documentação de Museus com o tema – “Desafios da gestão integrada dos acervos nos Museus”, procura trazer à discussão a reflexão teórica que começa a surgir no mundo académico, continuar a dar a conhecer algumas boas práticas de gestão de documentação das coleções nos Museus em Portugal, e a promover o diálogo entre os profissionais dos Museus em torno da necessidade de um trabalho conjunto e pluridisciplinar na gestão da informação e comunicação dos acervos museológicos ao público.



Sem comentários:

Enviar um comentário