Páginas

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Fátima: Vaticano lança moeda comemorativa do Centenário das Aparições


Agência Ecclesia
 



Emissão marcada para 5 de outubro

Cidade do Vaticano, 22 set 2017 (Ecclesia) - O Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano vai assinalar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima com o lançamento de uma moeda comemorativa, a 5 de outubro de valor facial de dois euros.
A moeda apresenta a imagem dos “três joveníssimos pastorinhos” diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, evocando as figuras de Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, estes últimos canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio deste ano.
A nota histórica com que o departamento do Vaticano anuncia a emissão refere que as crianças, “enquanto brincavam” na Cova da Iria, depois de terem deixado o seu rebanho a pastar, “viram aparecer uma ‘bela Senhora que emanava uma luz fulgurante’, que se apresentou como a Virgem do Rosário”.
Seguiram-se outros cinco encontros, até 13 de outubro de 1917, “revelando uma série de acontecimentos históricos que iriam acontecer nos anos seguintes”.
“Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017”, conclui a nota.
A moeda tem um valor nominal de 2 euros, com um peso de 8,50g e diâmetro de 25,75 mm; foi esculpida por Orienta Rossi e gravada por Silvia Petrassi.
Com uma tiragem de 10 mil exemplares, cada estojo tem um custo de 37 euros.
OC
in


Sem comentários:

Enviar um comentário