Páginas

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A via da bondade

Ontem não quisemos dar notícias pela manhã… Não enviamos esta mensagem a quem nos segue para partilhar o que acontece, por cá e além-fronteiras, porque teríamos de nos referir muitas vezes a um acontecimento completamente inesperado que abalou este 11 de setembro de 2017, a morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.
Escolhemos o silêncio, a pausa necessária à limitada compreensão das surpresas de Deus no quotidiano das mulheres e homens de cada tempo! Para depois avançar!
Avançar! Foi sempre essa a atitude do bispo do Porto. Não de forma poderosa, estrondosa. Não: D. António Francisco dos Santos comprovou que a bondade é o caminho da Igreja deste tempo. Diante de perguntas, perplexidades, problemas, ataques, essa sempre foi a resposta do bispo da Diocese do Porto. E estava a conseguir vencer obstáculos, ultrapassar espinhos, superar oposições. E sempre, sempre pela via da bondade.
Sobre D. António Francisco dos Santos não interessa dizer muito - por muito que haja para dizer. O bispo do Porto, ao comprovar que a via da bondade é possível, é sobretudo um caminho a seguir!
Não resisto a um apontamento: o dia de D. António Francisco dos Santos começava, muitas vezes, com a leitura desta mensagem, que partilhamos em cada manhã. Muitas vezes respondia, reagia, comentava e corrigia, quando era necessário! 
Por tudo, também e sobretudo por isso, obrigado D. António!
Paulo Rocha
PS. Sobre as notícias, passe pelo portal da Agência ECCLESIA e tire uns minutos para ver esta reportagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário