Páginas

sábado, 1 de julho de 2017

O melhor está por vir

Bom dia a si que nos acompanha desse lado,
Concluídos os primeiros seis meses de 2017, começamos hoje a segunda metade do ano. Já não é assim tão novo, mas ainda vai a tempo de trazer boas novidades à vida pessoal e social.
Para começar, os donativos recolhidos nas Missas celebradas nas comunidades católicas entre a tarde de hoje e amanhã vão reverter para o apoio às vítimas dos recentes incêndios na região centro de Portugal. Esta foi uma decisão tomada com “sentido de oração e solidariedade”, segundo o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A Cáritas Diocesana de Coimbra vai promover nos dias 3 e 4 de julho uma “entrega de bens” à população afetada pelos incêndios ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Já teve tempo para ler a última edição do Semanário ECCLESIA? Falamos sobre o Diaconado Permanente, incluindo a história de Vasco d'Avillez, que vai ser ordenado este domingo, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos. Aos 64 anos, está ligado profissionalmente ao mundo vitivinícola, e é ‘Personalidade do Ano no Vinho’. Agora, o futuro passa pela Vinha do Senhor (sim, eu sei que era um trocadilho fácil).
Falando de coisas muito mais tristes: As máquinas que mantêm vivo o bebé Charlie Gard, vão ser desligadas sem autorização dos seus pais, na Inglaterra, uma decisão que o Vaticano já lamentou. D. Vincenzo Paglia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé), lançou um apelo em favor do respeito pela vontade dos pais, sublinhando que este caso “toca” as pessoas pela sua dimensão de “dor e de esperança”.
O Papa recorreu ao Twitter para apelar a defesa da vida humana, “em primeiro lugar quando está ferida pela doença”. Para bom entendedor…

Os arquipélagos são muitas vezes esquecidos, mas hoje não quero de deixar de associar-me à festa da Diocese de Angra, pela ordenação presbiteral de Jacob Vasconcelos, nas Flores.

Um dia feliz, sempre com boas notícias.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário