segunda-feira, 10 de julho de 2017

Inês Filipa Pereira, aluna de Grândola obteve o 3º lugar na Final do Concurso Nacional de Leitura

Img 4425 1 760 1000

10 de Julho de 2017

No passado dia 7 de julho, a Biblioteca Municipal da Anadia acolheu a final da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP, a Direcção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro,  DGAE, a RTP2 e a Câmara Municipal da Anadia, entidade organizadora do evento.

A iniciativa que tem como objetivos específicos a promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, nos níveis do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, recebeu alunos de todo o país, vencedores das fases regionais, que representaram as suas Áreas Metropolitanas e Comunidades Intermunicipais.

De manhã ocorreu uma semifinal, em que foram selecionados 10 finalistas, 5 por cada ciclo de ensino. As provas orais de tarde obedeceram a um formato de programa específico da RTP, que foi apresentado por José Carlos Malato e remete para os conteúdos das obras de leitura obrigatória escolhidas, com três momentos: leitura expressiva, dramatização e discurso argumentativo.

O Júri Nacional foi constituído por Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura (PNL), por Vera Oliveira, representante da Direcção Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos (DGLAB), por Teresa Santa Clara, representante da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e por uma representante do Camões/IP.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral esteve representada, no 3º ciclo, pela aluna do concelho de Grândola, Inês Filipa Pereira, que obteve o 3º lugar na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, tendo sido premiada com duas entradas para um evento cultural à sua escolha.

Para Inês, esta foi uma experiência única: “Obrigada! Só consigo agradecer a todos aqueles que acreditaram que seria possível e me apoiaram sempre! Neste concurso vivi momentos incríveis, dos quais nunca me vou esquecer. Fui muito feliz nesta grande aventura, porque amo a leitura, e poder partilhar isso com outros jovens é algo que não se consegue explicar, pois podemos aprender muito mais fora das quatro paredes. Este concurso serviu também para provar que quando fazemos as coisas com amor e o melhor que conseguimos tudo corre bem! É uma honra poder levar o nome da terra que me viu nascer mais longe e é ainda mais reconfortante poder regressar com um 3° lugar e o coração cheio!”.

O Município de Grândola felicita a aluna, um orgulho para todo o Concelho, e espera que a leitura continue a fazer parte da sua vida.


in



Sem comentários:

Enviar um comentário