segunda-feira, 5 de junho de 2017

Santuário de Fátima edita livro infantil no dia da peregrinação das Crianças

“Fátima no coração” será dado a conhecer na Sala de Imprensa no próximo 10 de junho

A capa do livro
A Capa Do Livro
(ZENIT – Cidade do Vaticano, 5 Jun. 2017).- A edição do livro infantil Fátima no Coração, da autoria do escritor João Manuel Ribeiro, será dado a conhecer no próximo dia 10 de junho, indicou a Sala de Imprensa do Santuário.
A obra destinada às crianças, conta a história de três amigos – a Isabel, o João e a Ana – que vão passar uma semana de férias, na companhia da avó Amélia – tempo que servirá para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, por um lado, e para descansar e descobrir o lugar dos acontecimentos, por outro. Os três amigos, guiados em cada dia por uma “pista” bíblica, vão descobrir a importância e o significado de vários locais de Fátima, como a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde se encontram os restos mortais dos pastorinhos, a nova Igreja da Santíssima Trindade, entre outros.
Trata-se do segundo livro lançado pelo Santuário de Fátima para um público mais jovem no âmbito do Centenário, depois d’A Missão do Francisco, de Maria Teresa Maia Gonzalez, destinado ao publico mais jovem. Os dois projetos têm em comum a intenção de abordar os conteúdos da mensagem de Fátima numa linguagem dirigida às crianças de hoje.
Segundo Pedro Valinho Gomes, responsável pela edição destes volumes, o projeto responde a uma inquietação do Santuário: “Questionamo-nos frequentemente sobre como transformar a história simples de três crianças do início do último século – Lúcia, Francisco e Jacinta – que foram tocadas pela luz de Deus de forma a que os leitores de hoje, mais ou menos jovens, sintam o mesmo fascínio por essa luz que transforma as vidas. A história que o livro Fátima no coração conta é precisamente a do crescimento desse fascínio, desse maravilhamento dentro do coração de três crianças de hoje”.
No marco do centenário, o Santuário deseja oferecer às crianças e jovens de hoje pontes para o acontecimento de Fátima e para a espiritualidade que este lugar e a sua mensagem propõem.
O autor do livro, por seu lado, afirma que “não podia estar mais honrado por conseguir lançar mais uma obra sobre um lugar tão especial para os Católicos” que não é “apenas um lugar de culto mas também de cultura e lazer. E dizer isto aos mais novos é algo que julgo que nunca se fez”.
“O que se pretende é que o público infanto-juvenil se sinta convidado a explorar e a descobrir Fátima, em todas as suas dimensões.
O que se propõe, no fundo, é uma visita guiada a local tão emblemático para os crentes e não só. O que se espera é que no final todos se sintam ‘cansados, mas em paz’. E nesta espécie de roteiro que o livro apresenta, nem mesmo a Procissão das velas fica esquecida. Constitui, aliás, um episódio forte da obra, fazendo recordar o 13 de maio, com milhares e milhares de pessoas a assistirem ao espetáculo de luz e recolhimento: «Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida».
“Uma simbiose de culto e cultura é aquilo que neste livro podem encontrar os leitores”, explica João Manuel Ribeiro, autor que se dedica à escrita há quase uma década e com mais de 40 obras dedicadas aos mais novos e algumas dirigidas a adultos.
O autor, natural de Oliveira de Azeméis, mas a viver no Porto, já trabalhou com ilustradores reputados como João Vaz de Carvalho, Vasco Gargalo, Ricardo Rodrigues, Marta Madureira, Anabela Dias, Sara Cunha, Fedra Santos e até com a norte-americana katrina Kopeloff e o espanhol Xan López Domínguez. O autor tem livros traduzidos na Colômbia e em Espanha e, brevemente, também na Itália e na Eslovénia.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário