Páginas

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Santo António vai começar

Bom dia e boa semana!
É o mês dos santos populares, de Santo António a São Pedro! O Santo de Lisboa, que morreu em Pádua, começa esta noite a ser festejado em Lisboa e em muitas outras localidades onde é venerado, até Pádua, onde morreu. Um santo de muitos rostos, de muitas causas e com muitas histórias. Elas estão na última edição do semanário da Agência Ecclesia e vão ser recordadas no nosso portal de notícias, nomeadamente a de um casal que é de Lisboa (ela) e de Pádua (ele).
Às 15h00, dois franciscanos, um OFM e outro OFM Conv. (só as siglas dão muito para falar...) são convidados do programa Ecclesia, na RTP2, para uma conversa sobre Santo António e também sobre São Francisco: porque é a festa do primeiro e porque se estão a comemorar os 800 anos da chegada dos primeiros franciscanos a Portugal.
Estes dias são também para a celebração de solenidades relevantes na liturgia católica, como  a Santíssima Trindade. Foi este domingo e o Papa disse que é uma festa que revela o rosto de Deus.
Entretanto, continua a decorrer a Feira do Livro de Lisboa e é nesse contexto que o programa Ecclesia na Antena 1 (22h45) inicia hoje um ciclo de conversas com autores portugueses.
Por falar em livros, é hoje apresentada a obra «Um poder entre poderes: nos 900 anos da restauração da Diocese do Porto e da construção do cabido portucalense». Será mais logo, às 21h30, na Biblioteca do Seminário Maior do Porto.
Votos de bom dia e, se for o caso, bom arraial de Santo António!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário