Páginas

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Papa em Santa Marta: O cristão verdadeiro está aberto às surpresas do Senhor

Nesta segunda-feira indica que o caminho começa todos os dias na parte da manhã; o caminho de confiar no Senhor

Pope Francis during today's Mass in Santa Marta
PHOTO.VA
(ZENIT – Cidade do Vaticano).- “O cristão verdadeiro não é aquele que se instala e fica parado, mas aquele que confia em Deus e se deixa guiar num caminho aberto às surpresas do Senhor”. Esta foi o centro da homilia que o Papa Francisco fez nesta segunda-feira durante a missa na capela da Casa Santa Marta.
Partindo da Primeira Leitura, do Livro do Gêneses, o Pontífice lembrou que em Abraão “há o estilo da vida cristã, o estilo nosso como povo”, baseado em três dimensões: o despojamento, a promessa e a bênção.
“O ser cristão tem sempre esta dimensão do despojamento que encontra a sua plenitude no despojamento de Jesus na Cruz. Sempre há um vai, um deixa, para dar o primeiro passo: ‘Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai’. Se fizermos memória veremos que nos Evangelhos a vocação dos discípulos é um ‘vai’, ‘deixa’ e ‘vem’.”
Os cristãos devem ter a capacidade de serem despojados, caso contrário não são cristãos autênticos, como não são aqueles que não se deixam despojar e crucificar com Jesus, indicou Francisco, indicando que Abraão “obedeceu pela fé”, partindo para a terra a ser recebida como herança, mas sem saber o destino preciso
“O cristão não tem um horóscopo para ver o futuro. Não procura a necromante que tem a bola de cristal, para que leia a sua mão. Não, não. Não sabe aonde vai. Deve ser guiado. Esta é a primeira dimensão de nossa vida cristã: o despojamento. Mas, por que o despojamento? Para uma ascese parada? Não, não! Para ir em direção a uma promessa. Esta é a segunda. Somos homens e mulheres que caminham para uma promessa, para um encontro, para algo, uma terra, diz a Abraão, que devemos receber como herança.”
Mas Abraão não edifica uma casa, levanta uma tenda, “está a caminho e confia em Deus”, e constrói um altar “para adorar ao Senhor”.
“O caminho começa todos os dias na parte da manhã; o caminho de confiar no Senhor, o caminho aberto às surpresas do Senhor, muitas vezes não boas, muitas vezes feias, pensemos em uma doença, uma morte, mas aberto, pois eu sei que Tu me irás conduzir a um lugar seguro, a um terra que preparaste para mim”.
Isto é o homem em caminho, o homem que vive em uma tenda, uma tenda espiritual. Nossa alma, quando se ajeita muito, se ajeita demais, perde essa dimensão de ir em direção da promessa e em vez de caminhar em direção da promessa, carrega a promessa e possui a promessa. E não deve ser assim, isso não é realmente cristão”.
O Papa precisou que nesta semente de início da nossa família cristã aparece outra característica, a da bênção: isto é, o cristão é um homem, uma mulher que “abençoa”, que “fala bem de Deus e fala bem dos outros” e que  “é abençoado por Deus e pelos outros” para ir para frente, também os leigos.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário