Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

Santa Sé pede a ONU proteção da dignidade dos migrantes

O terceiro encontro do Pacto Global sobre o tema da migração e formas de discriminação, incluindo racismo

Fonte: Wikimedia, Cortesia Guardia Di Finanza
(ZENIT – Roma).- O Observador Permanente da Santa Sé na ONU, em Genebra, Dom Ivan Jurkovič, fez nesta terça-feira  um apelo urgente pela proteção da dignidade dos migrantes, especialmente os mais vulneráveis como as crianças, durante uma reunião na capital helvécia, informou hoje Radio Vaticano.
Trata-se do terceiro encontro do Pacto Global sobre o tema da migração e formas de discriminação, incluindo racismo, xenofobia e intolerância.
Dom Ivan Jurkovič reiterou, com as palavras do Papa Francisco, que “todo migrante é uma pessoa” que possui “direitos humanos fundamentais e inalienáveis” que devem ser sempre respeitados.
A Santa Sé pede a proteção da dignidade dos migrantes e o respeito pelos princípios humanitários, sobretudo dos vulneráveis. Dom Jurkovič evidenciou que em toda decisão relativa à migração a pessoa deve ser colocada no centro, e exortou a comunidade internacional a dar exemplo de “solidariedade” superando “as divisões políticas e as barreiras geográficas” a fim de apoiar os migrantes.
O arcebispo lembrou que, muitas vezes, as viagens que os migrantes realizam são traumáticas e podem ser “superadas somente com a fé e a esperança”. Frequentemente, constatou o prelado com amargura, os migrantes “sofrem exploração, abusos e violência. Por isso, eles devem ser protegidos, mas não basta. Enquanto permanecerem situações de pobreza, conflitos e perseguições, os interesses dos traficantes continuarão prosperando”, disse ainda o representante da Santa Sé.
O arcebispo chamou a atenção para as “crianças migrantes”. “A sua condição preocupa a Santa Sé”, disse Dom Jurkovič referindo-se em particular às crianças que são separadas de seus pais e muitas vezes vítimas de abusos e exploração de todo tipo.
O prelado concluiu, afirmando que é importante garantir aos pais migrantes o direito de crescer e educar seus filhos.
in



Sem comentários:

Enviar um comentário