Páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Papa em Santa Marta: “Só o Senhor pode nos dar a paz no meio das tribulações”

Na missa desta terça-feira: “O mundo ensina o caminho da paz com a anestesia”

 

(ZENIT -Roma, 16 Maio 2017).- “Uma paz sem Cruz não é a paz de Jesus”. O afirmou o Papa Francisco na missa desta terça-feira na Casa Santa Marta. E lembrou que “só o Senhor pode nos dar a paz no meio das tribulações”.
Francisco desenvolveu a sua homilia, partindo das palavras de Jesus aos seus discípulos na Última Ceia “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”. Os Atos dos Apóstolos da Primeira Leitura de hoje fala das muitas tribulações sofridas por Paulo e Barnabé em suas viagens para proclamar o Evangelho. “Esta é a paz que Jesus dá?”, e em seguida o Papa observou que a paz que Ele dá não é aquela que o mundo dá.
“A paz que nos dá o mundo é uma paz sem tribulações; oferece-nos uma paz artificial” uma paz que se reduz à “tranquilidade”. É uma paz, “que somente olha para seus próprios interesses, suas próprias certezas, que não falte nada”, um pouco como era a paz do homem rico. Uma tranquilidade que nos torna “fechados”, que não se vê “além”:
“O mundo nos ensina o caminho da paz com a anestesia: nos anestesia para não ver outra realidade da vida: a Cruz. Por isso Paulo diz que se deve entrar no Reino dos céus através do caminho com tantas tribulações. Mas se pode ter paz na tribulação? De nossa parte, não: nós não somos capazes de fazer uma paz de tranquilidade, uma paz psicológica, uma paz feita por nós porque há tribulações: há quem tenha uma dor, uma doença, uma morte … existem”.
2A paz que Jesus dá é um presente: é um dom do Espírito Santo. E esta paz está no meio das tribulações e segue em frente. Não é uma espécie de estoicismo, o que faz o faquir: não. É outra coisa”.
A paz de Deus, é “um dom que nos faz seguir em frente”. Jesus, depois de ter dado a paz aos discípulos, sofre no Jardim das Oliveiras e ali “oferece tudo à vontade do Pai e sofre, mas não falta o consolo de Deus”. O Evangelho, de fato, narra que “lhe apareceu um anjo do céu para consolá-lo”.
“A paz de Deus é uma paz real, que está na realidade da vida, que não nega a vida: a vida é assim. Há sofrimento, há os doentes, há tantas coisas ruins, há guerras… mas a paz de dentro, que é um dom, não se perde, mas se vai em frente carregando a Cruz e o sofrimento. Uma paz sem Cruz não é a paz de Jesus: é uma paz que se pode comprar. Podemos fabricá-la nós mesmos. Mas não é duradoura: termina”.
O Papa precisou que quando alguém fica com raiva “perde a paz”. Quando meu coração “fica turbado acrescentou é porque não está aberto à paz de Jesus”, porque eu não sou capaz de “levar a vida como ela vem, com as cruzes e as dores que vêm”. Em vez disso, devemos ser capazes de pedir a graça, de pedir ao Senhor a Sua paz. O Senhor nos faça compreender como é esta paz que Ele nos dá com o Espírito Santo”
in



Sem comentários:

Enviar um comentário