Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Papa em Santa Marta: abrir o coração ao Espírito Santo para testemunhar Jesus Cristo

Nesta segunda-feira o Pontífice recordou que a Igreja o chama como 'o doce hóspede do coração'

(ZENIT – Cidade do Vaticano, 21 Maio 2017).- O Papa Francisco na Missa matutina que celebrou nesta segunda-feira na Casa Santa Marta, indicou que somente o Espírito Santo nos ensina a dizer: “Jesus é o Senhor”.
O Pontífice destacou que devemos abrir o coração para ouvir o Espírito Santo e, assim, poder testemunhar Jesus Cristo.Francisco fez a homilia partindo do discurso de Jesus aos seus discípulos na Última Ceia e “recordou que é o Espírito Santo que nos ensina a dizer: ‘Jesus é o Senhor”.
“Sem o Espírito, nenhum de nós é capaz de dizer, ouvir e viver Jesus. Em outras partes deste longo discurso, Jesus diz do Espírito: ‘Ele os conduzirá à plena Verdade’, nos acompanhará rumo à plena Verdade. ‘Ele lhes fará lembrar de todas as coisas que eu disse; lhes ensinará tudo’. Isto é, o Espírito Santo é o companheiro de caminhada de todo cristão, é o também o companheiro de caminhada da Igreja. E este é o dom que Jesus nos dá”.
O Espírito Santo, explicou o Papa, é “um dom: o grande dom de Jesus”, “aquele que não nos deixa errar”.
Onde mora o Espirito? Na Primeira Leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos, encontramos a figura de Lídia, “comerciante de púrpura” a quem “o Senhor abriu o coração para aderir à Palavra de Deus”. “O Senhor abriu o seu coração para que o Espírito Santo entrasse e ela se tornasse discípula. É justamente no coração que levamos o Espírito Santo”.
O Pontífice recordou que a Igreja o chama como ‘o doce hóspede do coração’: “está aqui. Mas num coração fechado ele não pode entrar”.
Não se compra, “este é um dom. É um dom de Deus. ‘Senhor, abra-me o coração para que entre o Espírito e me faça entender que Jesus é o Senhor’”. E sugeriu nestes dias rezar: “Senhor, abra-me o coração para que eu possa entender aquilo que Tu nos ensinaste. Para que eu possa recordar as Tuas palavras. Para que eu chegue à plena verdade”.
Eu peço ao Senhor a graça de ter um coração aberto? Busco ouvir o Espírito Santo, as suas inspirações, as coisas que Ele diz ao meu coração para que eu prossiga na vida cristã, e possa testemunhar também eu que Jesus é o Senhor?
“E assim iremos avante na vida cristã e daremos também nós testemunho de Jesus Cristo.”
in



Sem comentários:

Enviar um comentário