Páginas

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Retrocessos culturais na sociedade ocidental

O quotidiano da sociedade ocidental é vivido de forma frenética. O tempo de reflexão e informação aprofundada é praticamente inexistente. A consequência desta forma de vida, leva-nos a olhar os acontecimentos nacionais e internacionais de uma forma superficial acompanhada nalguns casos com a sensação de nada se poder fazer.

Ultimamente, tem-se discutido a possibilidade de legalizar a eutanásia. Dizem os seus defensores que se trata de um ato médico de tirar a vida sem dor, a quem assim o deseje, em virtude de ser portador de uma doença sem cura que cause grave sofrimento e desde que a pessoa esteja na posse de todas as suas faculdades. O sofrimento segundo a praxis experienciada revela mais um carácter moral do que físico, para o qual há sempre solução. Estamos a falar de pessoas fragilizadas pela doença que poderão sentir que são um peso para a sociedade e seus cuidadores. O desgaste de ambas as partes leva a que os técnicos de saúde tenham um papel relevante na diminuição da dor física e moral. Nunca dar a morte!

A experiência noutros países onde a eutanásia já há muito é praticada, tem revelado abusos assustadores abrangendo casos de depressão (muitas vezes reativas e com cura), demência o que já levou muitos idosos a fugir da Holanda para Alemanha. A aplicação da lei sabe-se como começa e como acaba. Para além da própria lei mostrar que a vida não é um bem em si mesmo, só tem este direito aquele que estiver são, for útil, eficiente, enfim forte... Afinal à evolução tecnológica contrapõe-se um aumento do pragmatismo, egoísmo ingratidão indiferença…a eutanásia revela o fracasso do amor, da entrega, do serviço enfim da expressão mais alta da nossa dignidade humana!

Está para breve proibir (a pedido do PAN) a eutanásia aos animais. O SER HUMANO VALE MENOS ???

Fátima de Quadros Vaz Monteiro Esteves
Jurista



Sem comentários:

Enviar um comentário