domingo, 2 de abril de 2017

Empate

Não... Não se trata de futebol...
A mensagem que agora envio resulta de uma semana de notícias, mais do que de um dia, como acontece habitualmente. Neste domingo, partilho a experiência da participação no Simpósio promovido pelo Conselho das Conferência Episcopais da Europa (CCEE) sobre a juventude. A Agência ECCLESIA foi dando conta do decorrer dos trabalhos.
Os delegados de Portugal foram o padre Eudardo Novo, D. Joaquim Mendes, D. Virgílio Antunes, D. Nuno Brás, D. António Moiteiro, padre eduardo Duque, Elisa Urbano e Fernando Moite (da esquerda para a direita, na fotografia). O tema do simpósio centrou-se no acompanhamento dos jovens. O essencial do que aconteceu pode ser lido nestas notícias:
Desde logo o diagnóstico da situação dos jovens na Europa, pelos responsáveis da CCEE e pelo padre Eduardo Duque; a certeza de Carlota Cumella que não fala aos amigos da universidade de Deus, mas fala a Deus dos seus amigos da universidade; as dicas de Fernando Santos aos bispos da Europa; as expectativas para o sínodo dos bispos sobre a Juventude, em 2018; e as concretizações de uma semana de debates para a catequese e a escola, as vocações e a pastoral juvenil.
O Simpósio ficou marcado pela visita e a celebração da Missa na Basílica da Sagrada Família... O esplendor de um templo que fala de Deus, a todas as gerações. Este domingo, pode ver algumas imagens na página do Facebook da Agência Ecclesia.
Uma semana muito interessante, mas pouco consequente. Por isso, o empate... Pelo lado da vitória está, sem dúvida, a oportunidade de encontro e diálogo entre 275 representantes da Igreja Católica em 35 países da Europa; menos positivo terá sida a pouca participação dos jovens... Como será o amanhã da relação da Igreja com as novas gerações, ainda não se sabe... Continua o empate...
Deste sábado, quatro notícias:
Este domingo, é o dia do livro infantil e o programa 70x7, em emissão na RTP2 pelas 13h30, é inteiramente sobre este tema... E vai deixar-lhe sugestões interessantes.
Antes, na Antena 1, recordamos o Papa João Paulo II e a sua relação com Fátima no aniversário da sua morte. É emitido às 6h00, mas pode ser ouvido na internet...
Bom domingo, em caminhada da Quaresma!
Paulo Rocha




Sem comentários:

Enviar um comentário