Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Eleições

Boa semana!
Desde o ano 2000, celebra-se a Festa da Misericórdia no primeiro domingo depois da Páscoa. Foi nesse contexto que o Papa recordou como é possível conjugar o verbo sugerido pelo Ano Jubilar recente: "misericordiar".
"A misericórdia aquece o coração e torna-o sensível às necessidades dos irmãos com a partilha e a atenção. A misericórdia leva todos a ser instrumentos de justiça, de reconciliação e de paz” (Papa Francisco)
Esta semana, há eleições na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Atualmente, D. Manuel Clemente é o presidente, D. António Marto vice-presidente e o padre Manuel Barbosa secretário. Todos terminam o primeiro mandato nos respetivos cargos (2014-2017). As eleições vão decorrer na Assembleia Plenária do episcopado português, que inicia esta segunda-feira em Fátima, onde, para além da presidência, os bispos vão eleger o Conselho Permanente e os presidentes das várias Comissões Episcopais, os ministérios" da CEP que são:
> Educação Cristã e Doutrina da Fé
> Pastoral Social e Mobilidade Humana
> Laicado e Família
> Vocações e Ministérios
> Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
> Liturgia e Espiritualidade
> Missão e Nova Evangelização
No portal da Conferência Episcopal Portuguesa encontra o histórico recente sobre as estruturas de governo da Igreja Católica em Portugal e os nomes dos vários cargos.
Ao longo desta semana, a Agência ECCLESIA mostra-lhe o decorrer dos trabalhos desta reunião de todos os bispos de Portugal (acontecem só duas em cada ano)!
Mas nesta segunda-feira, vamos ainda retomar acontecimentos que marcaram o fim-de-semana:
> encontro o debate sobre o professor cristão na universidade, promovido pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior
> a festa de 2000 alunos de EMRC no secundário
> a "caça" de mais de 5000 escuteiros da Região de Lisboa no seu São Jorge
A terminar, uma sugestão:
> às 18h00, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta obra «Papa Francisco - A revolução imparável» dos jornalistas António Marujo e Joaquim Franco. Antes, às 15h00, na RTP2, os dois autores falam do que escreveram no livro no programa Ecclesia.
Votos de boa semana, com boas notícias!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário