sexta-feira, 10 de março de 2017

Vaticano: Papa Francisco recebeu hino de homenagem de padre António Cartageno

Paulus Editora
Padre e maestro português esteve com o Papa no Congresso Internacional de Música Sacra

Lisboa, 09 mar 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu a partitura de um hino em sua homenagem do padre António Cartageno, sacerdote da Diocese de Beja, no final do Congresso de Música Sacra, em Roma.

O hino ao Papa Francisco tem letra do médico Luís Paulino Pereira e música do padre e maestro António Cartageno, responsável pelo Serviço Nacional de Música Sacra em Portugal.

O sacerdote da Diocese de Beja entregou a partitura ao Papa na Sala Clementina, no Vaticano, no encontro realizado com os participantes do Congresso Internacional de Música Sacra.

O padre António Cartageno participou no encontro internacional ‘Música e Igreja: cultura e cultura a 50 anos da Musicam sacram’, entre 2 e 4 de março, no Vaticano, uma iniciativa do Conselho Pontifício da Cultura e do da Educação Católica, em colaboração com o Instituto Pontifício de Música Sacra e o Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Paulus Editora informa que o hino foi composto na Páscoa de 2016 quando “já se falava da possível” visita de Francisco a Portugal pelo Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

O Vaticano confirmou a visita de Francisco à Cova da Iria nos dias 12 e 13 de maio, a 16 de dezembro de 2016.

A Paulus Editora destaca que o hino de homenagem ao pontífice argentino faz parte do livro com CD ‘Com Maria’ que vai ser apresentado pelas 16h00 deste domingo, na Sé Patriarcal de Lisboa.

O evento realiza-se no contexto do quarto aniversário da eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como Papa, e conta com a presença do padre António Cartageno e a participação do Coro do Carmo de Beja e do Coro da Catedral de Lisboa.

A publicação tem 14 temas marianos e na apresentação, vão ser interpretados oito composições de António Cartageno, Manuel Luís, Artur Oliveira, Teodoro Sousa e José Joaquim Ribeiro.

O livro apresenta também “pensamentos e testemunhos sobre Fátima”, de Papas, bispos, e outras personalidades, evocando o Centenário das Aparições.
‘Com Maria’, um livro com CD, vai ser apresentado pelo pároco da Sé de Lisboa e responsável pelo Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, cónego Luís Manuel Pereira da Silva.

CB

in



Sem comentários:

Enviar um comentário