Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2017

O Papa em Santa Marta: se dissermos ao Senhor quero ser curado, vamos conhecer a alegria da salvação

O pecado do amargurado é pior do que ter o coração morno


Santa Marta (Osservatore @ Romano)
Santa Marta (Osservatore @ Romano)
(ZENIT – Ciudad del Vaticano – 28 Mar. 2017).- O Papa Francisco na missa celebrada na manhã desta terça-feira centrou a homilia no episódio do paralítico curado por Jesus.

Um homem que doente havia trinta e oito anos estava deitado na beira da piscina de Betesda. Muitos doentes ficavam ali esperando que a água se movesse. Diziam que quando um anjo descia e movimentava a água da piscina, então os primeiros doentes que entrassem ficavam curados de qualquer doença que tivessem.

Jesus viu o homem deitado e disse-lhe: ‘Quer ficar curado?’. O Santo Padre indica: “E’ belo, Jesus sempre nos diz ‘Quer ficar curado? Quer ser feliz? Quer melhorar a sua vida? Quer estar cheio do Espírito Santo?’…

Todos os outros que estavam ali teriam dito: ‘Sim, Senhor, sim!’. Mas aquele homem, estranho, respondeu a Jesus: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’.

Sua resposta é uma lamentação: ‘Veja, Senhor, como é ruim e injusta a vida comigo. Todos os outros podem entrar e se curar e eu tento há 38 anos, mas…’ O Papa indica que “este homem era como a árvore plantada nos braços de um rio –como diz o primeiro Salmo– ‘mas tinha as raízes secas’”.

“Sempre tentando dar a culpa ao outro: ‘Mas são os outros que vão antes de mim, eu sou um coitadinho que está aqui há 38 anos…”. O Santo Padre assegura que este é um pecado feio; o pecado do amargurado, que é pior do que ter o coração morno, bem pior. É viver, mas ‘viver sem vontade de ir para frente, de fazer alguma coisa na vida; é perder a memória da alegria’. Isto é pecado, é uma doença muito ruim”. “Sente-se o ressentimento, a amargura do seu coração”. Jesus não o repreende, mas lhe diz: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’ e o paralítico se cura.

Mas os Doutores da Lei lhe dizem que não lhe é permitido carregar a cama porque era sábado. ‘É contra a lei, este homem não é de Deus’. O Paralítico não lhe havia nem perguntado seu nome.

“Hoje o Senhor diz a cada um de nós: ‘Levanta, pega a tua vida como ela é: boa, ruim, como for, pegue-a e vá adiante”. -‘Mas Senhor, não é o último modelo…’. ‘Vai avante!, com a cama ruim, mas avante!

“Quer ser curado? “E se dissermos ao Senhor ‘Sim, quero ser curado; sim, Senhor, ajuda-me porque quero me levantar’, saberemos como é a alegria da salvação”.

in



Sem comentários:

Enviar um comentário