Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2017

Jornada sobre barreiras no acesso à cultura | 9 de Outubro



Gostaríamos de vos convidar a participar numa jornada que irá promover uma reflexão sobre as motivações e barreiras à participação cultural e que se realizará no Cineteatro Grandolense (Grândola), a 9 de Outubro

Este é um projecto da Acesso Cultura e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A participação é gratuita e a pré-inscrição deve ser feita até 7 de Abril
Para se pré-inscreverem, usem o formulário online. Se já se inscreveram, não necessitam de o voltar a fazer.

Qual o objectivo desta jornada?
A jornada tem como objectivo alimentar a reflexão dos profissionais da cultura acerca das questões de acesso aos espaços e à oferta cultural. Como agentes culturais, precisamos de ter uma visão mais holística do que constitui ‘acessibilidade’ e uma maior consciência em relação ao que falta fazer quanto ao acesso físico, mas também quanto aos acessos social e intelectual, igualmente significativos.

Qual será o programa da jornada?
A jornada terá a duração de 6 horas (9:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00) e será dividida em duas partes:
  1. Enquadramento sobre as motivações das pessoas e as barreiras no acesso à cultura (físicas, sociais e intelectuais), ilustrado com vários casos (nacionais e estrangeiros) que possam servir de inspiração.
  2. Debate com todos os participantes.

A quem se destina esta jornada?
Destina-se exclusivamente a pessoas que exerçam actividade profissional em equipamentos ou entidades culturais (públicas ou privadas): museus, galerias de arte, bibliotecas, arquivos, teatros, cine-teatros, centros culturais, orquestras, companhias de teatro, companhias de dança.

Como funcionam as pré-inscrições?
  1. O responsável de cada instituição ou equipamento cultural deve fazer um pré-registo dos elementos da sua equipa, através do formulário de inscrição online, até 7 de Abril.
  2. Podem ser inscritos até três elementos por equipamento.
  3. A Acesso Cultura fará uma selecção de formandos, tendo em conta o número de vagas disponíveis, a sua distribuição pelos concelhos da região e as funções que desempenham dentro da instituição ou equipamento cultural.
  4. Até ao final de Abril, todos os candidatos receberão um email com o estado da inscrição e os detalhes da jornada (data e local).

Precisam de algum esclarecimento? 
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer questão, através:
Podem saber mais sobre a actividade da Acesso Cultura consultando o nosso website.



Sem comentários:

Enviar um comentário