Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

Francisco em Santa Marta: Quaresma seja tempo para transformar o coração endurecido

O “endurecimento” do coração que leva os crentes a serem “católicos ateus”


OR - Osservatore Romano Misa En Santa Marta
(ZENIT – Cidade do Vaticano, 23 Mar. 2017). – Na homilia da missa desta quinta-feira celebrada na capela da casa Santa Marta, Francisco invitou a Escutar a Palavra de Deus para evitar o risco de que o coração se endureça.

“Quando não paramos para ouvir a voz do Senhor, nos distanciamos Dele, viramos as costas para Ele. E quando não ouvimos a voz de Deus, ouvimos outras vozes.” disse Francisco.

Se não ouvimos a Palavra de Deus, ouvimos os ídolos do mundo e “fechamos os ouvidos e nos tornamos surdos à Palavra de Deus”.

“Se hoje todos nós pararmos um pouco e olharmos para o nosso coração, veremos quantas vezes fechamos os ouvidos e quantas vezes nos tornamos surdos. Quando um povo, uma comunidade, mas também uma comunidade cristã, uma paróquia, uma diocese, fecha os ouvidos e se torna surda, não ouve a Palavra de Deus, procura outras vozes, outros senhores e acaba seguindo os ídolos, os ídolos que o mundo, a mundanidade, a sociedade lhes oferece. Se distancia do Deus vivo.”

E “quando o coração se endurece, tornamo-nos católicos ateus,” disse. “E estas duas coisas: não escutar a Palavra de Deus e ter o coração endurecido, fechado em si mesmo, fazem perder a fidelidade”.

“Como se traduz esta infidelidade?”, perguntou o Papa. “Traduz-se com a confusão: não se sabe aonde está Deus, aonde não está, se confunde Deus com o diabo”.

E lembrou o Evangelho do dia e observou que “a Jesus, que faz milagres, que faz tanto pela salvação e as pessoas estão felizes, as pessoas dizem: ‘E o faz isto porque é um filho do diabo. Faz o poder de Belzebu’”.

“Hoje, podemos todos nos perguntar: Eu paro para ouvir a Palavra de Deus, pego a Bíblia, que fala a mim? Meu coração se endureceu? Eu me afastei do Senhor? Perdi a fidelidade ao Senhor e vivo com os ídolos que a mundanidade me propõe todos os dias? Perdi a alegria da maravilha do primeiro encontro com Jesus? Hoje é um dia para ‘escutar’, ‘escutem hoje a voz do Senhor’, rezamos antes. ‘Não endureçam seu coração’. Peçamos esta graça. A graça de escutar, para que nosso coração não se endureça.”

in



Sem comentários:

Enviar um comentário