Páginas

sexta-feira, 17 de março de 2017

Francisco: ‘Confessionário é lugar de evangelização’

“No confessionário, às vezes, torna-se necessário anunciar novamente as verdades de fé mais elementares”


WIKIMEDIA COMMONS
(ZENIT – Cidade do Vaticano. 17 Mar. 2017).-O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira no Vaticano, os participantes do Curso sobre Foro Interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica, e propôs “o confessionário como lugar de evangelização”. Não basta um curso para se tornar bons confessores, disse, pois isso de confissão é uma “longa escola” que dura toda a vida.

O Pontífice saudando os membros da Penitenciaria disse que é um tipo de Tribunal que oferece aquele “remédio indispensável” para a nossa alma, que é a misericórdia divina.

O que é afinal “um bom confessor”, perguntou Francisco. E respondeu indicando três critérios: a oração, o discernimento; e o confessionário como lugar de evangelização.

Oração
Um bom confessor é, antes de mais, um verdadeiro amigo de Jesus Bom Pastor. Sem isto é difícil amadurecer aquela paternidade tão necessária ao ministério da Reconciliação.

Na oração, implora-se o dom de um coração ferido para compreender as feridas alheias e pede-se o dom da humildade para evitar atitude de dureza, que inutilmente julga o pecador e não o pecado.

Na oração deve-se pedir o coração de um bom samaritano, o dom da humildade, o uso da misericórdia. Na oração se invoca também o Espírito Santo, que é espírito de discernimento e de compaixão que ajuda a compreender os sofrimentos do irmão, da irmã, que se aproxima do confessionário.

Discernimento
Em segundo lugar o bom confessor é um homem do discernimento. “A falta de discernimento causa muito mal à Igreja” -indicou o Papa- mal provocado pela falta da escuta humilde do Espírito Santo e da vontade de Deus. O confessor não faz a própria vontade e não ensina uma doutrina própria, mas é chamado sempre e somente a fazer a vontade de Deus.

No confessionário, o sacerdote deve ser capaz de identificar inclusive os distúrbios espirituais dos fiéis, situações que podem mesmo requerer a colaboração de peritos noutras ciências humanas, ou seja exorcistas.

Evangelização
O confessionário é um lugar de evangelização, de encontro com o Deus da misericórdia, com o Deus que é misericórdia. O confessionário torna-se assim num lugar de formação.

“No confessionário, às vezes, torna-se necessário anunciar novamente as verdades de fé mais elementares; às vezes, trata-se de indicar os fundamentos da vida moral”.

O confessor, concluiu o Papa, é chamado a ir quotidianamente às “periferias do mal e do pecado”, e a sua obra representa uma autêntica prioridade pastoral.

in



Sem comentários:

Enviar um comentário