Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

Fátima/Pastorinhos: Bispo diocesano congratula-se com aprovação de milagre

Foto: Ricardo Perna/Família Cristã
Francisco e Jacinta, «mais jovens santos» da Igreja Católica vão ser canonizados no Centenário das Aparições

Lisboa, 23 mar 2017 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima manifestou hoje a sua “enorme satisfação” com a aprovação pelo Papa Francisco do milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto, no ano do Centenário das Aparições.

D. António Marto disse, em conferência de imprensa, que a decisão “não foi uma surpresa, propriamente dita”, mas admitiu que “não esperava que fosse tão rápido”.

“O centenário não estaria completo sem a canonização”, sustentou, considerando que esta coincidência é “providencial”.

O responsável admite que a canonização possa acontecer a 13 de maio, durante a viagem do Papa a Fátima, embora a escolha da data e do local para a celebração seja da responsabilidade de Francisco.

“Estamos a tempo, nada é impossível”, sublinhou D. António Marto.

“Se for Fátima, muito bem; se for Roma, muito bem também”, acrescentou.
O prelado fala numa Uma “alegria muito grande” para a Diocese de Leiria-Fátima e para o Santuário da Cova da Iria, bem como “para Portugal inteiro, pela repercussão que tem esta notícia”.

“As crianças já têm culto universal”, acrescentou.

Já o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, mostrou o seu “grande regozijo” com este decreto, que “abre portas” para a canonização dos beatos.

Para o sacerdote, este anúncio é “uma das melhores e das mais aguardadas notícias no Centenário das Aparições”.

O reitor do Santuário de Fátima considera “particularmente relevante” celebrar a canonização no contexto do Centenário das Aparições vem sublinhar “uma mensagem que mantém toda a atualidade”.

A data e local para a cerimónia de canonização vão ser decididos num próximo consistório (reunião de cardeais), no Vaticano, marcado para 20 de abril.

A postuladora da Causa de Canonização dos Pastorinhos recordou aos jornalistas que as crianças portuguesas vão ser os “mais jovens santos” na história da Igreja Católica, considerando ser uma coincidência “providencial” que esta celebração aconteça neste ano de centenário.

A irmã Ângela Coelho confirmou que o milagre em causa diz respeito à cura de uma criança brasileira, mas escusou-se a dar mais pormenores.

Em 2016, o Vaticano atualizou as normas da consulta médica, que é levada a cabo por sete peritos, prevendo uma maioria favorável de dois terços para que o processo possa avançar; todas as partes envolvidas nesta consulta estão obrigadas a guardar segredo, “sobretudo se o miraculado for menor”.

A sala de imprensa da Santa Sé anunciou esta tarde que o Papa Francisco aprovou o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, após uma reunião com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

A Igreja celebra a 20 de fevereiro a festa litúrgica dos beatos portugueses, dois dos três pastorinhos videntes de Nossa Senhora, em 1917; a data coincide com a da morte da beata Jacinta Marto.

OC


 

in



Sem comentários:

Enviar um comentário