Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

Fátima: Conferência Episcopal Portuguesa saúda aprovação de milagre para canonização de Francisco e Jacinta

Nota destaca «feliz coincidência» com a celebração do Centenário das Aparições

Lisboa, 23 mar 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se hoje com a aprovação pelo Papa Francisco do milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto, no ano do Centenário das Aparições.

“Aguardamos agora com serena expetativa a marcação da data e local para a respetiva celebração, na qual Jacinta e Francisco serão propostos como modelo de santidade para toda a Igreja”, explica a CEP, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

O secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa destaca que se trata de uma “feliz coincidência” a aprovação do milagre no Centenário das Aparições de Nossa Senhora do Rosário aos pastorinhos em Fátima.

O padre Manuel Barbosa recorda que os bispos portugueses salientam que “a fama de santidade de Francisco e de Jacinta cedo se espalhou pelo mundo inteiro”, sendo as primeiras crianças beatificadas não-mártires, na recente Carta Pastoral para o Centenário.

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, disse à Rádio Renascença que os futuros santos foram "duas crianças muito empenhadas" na vivência da Mensagem de Fátima.

"Se o Céu nos dá este sinal, com este milagre aprovado, pois ponhamos os olhos no que Deus nos quer", apelou.

O cardeal-patriarca não quis adiantar uma data possível para a canonização, após ter sublinhado que "o caminho está aberto" e que "o mais importante está feito".

A sala de imprensa da Santa Sé anunciou esta tarde que o Papa Francisco aprovou hoje o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, após uma reunião com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

A data e local para a cerimónia de canonização vai ser decidida num próximo consistório (reunião de cardeais), no Vaticano, marcado para 20 de abril.

A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, dependia do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

A Igreja celebra a 20 de fevereiro a festa litúrgica dos beatos portugueses, dois dos três pastorinhos videntes de Nossa Senhora, em 1917; a data coincide com a da morte da beata Jacinta Marto.

CB/OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário