Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

Countdown pascal

 
Faltam 40 dias para a celebração do maior acontecimento para os cristãos, a Páscoa, que tem uma data variável por causa de uma lua cheia… E quem acredita na Vida que emerge da ressurreição de Cristo, tudo determina a partir desse horizonte, proposto a toda a humanidade. A Quaresma é um tempo cheios de sinais, indicações e pedagogias para o conseguir. No início deste tempo, na Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco sublinhou a necessidade de não “banalizar a vida”; o bispo de Lamego deseja que este seja «um tempo de diferença» e não de indiferença e indicou que a partilha dos lamecenses se destina Fundo Solidário Diocesano e à ajuda missionária para Moçambique e da Bolívia; o bispo de Vila Real disse que “não basta levantar o dedo e denunciar os atentados à vida” e anunciou que a diocese vai ajudar o Centro de Apoio à Vida; em Viana do Castelo, o bispo diocesano informou que a renúncia quaresmal deste ano é para ajudar uma instituição que acolhe e educa crianças mais desfavorecidas em São Salvador da Bahia, no Brasil; o bispo de Beja divulgou a mensagem da Quaresma, intitulada ‘Na verdade e na caridade’, onde indica que a partilha realizada até à Páscoa é para ajudar os cristãos perseguidos da Síria e para o fundo de emergência da Cáritas diocesana; o cardeal-patriarca de Lisboa divulgou também a sua Mensagem para a Quaresma e pediu aos diocesanos para ajudar nas bras de restauro do Seminário dos Olivais; na mensagem ‘Crescer na vida espiritual e no amor fraterno, o bispo de Santarém convidou os católicos da diocese a ajudar o Sudão do Sul.
Um dia com muitas notícias sobre o início da Quaresma! As que foram já publicadas na Agência Ecclesia, sobre outras dioceses, e as que, entretanto, nos chegarem podem ser consultadas sempre neste apontador (pode colocar nos favoritos e ir consultando…).
Como se vê, são muitas as indicações para estes 40 dias. Ou 39, porque um já passou… Trata-se de uma contagem decrescente para celebrar a Vida, a de Cristo ressuscitado e também a do quotidiano de mulheres, homens, famílias e grupos. Basta que a vida seja vencedora! Por isso, estamos sempre em countdown pascal!
Votos de um excelente dia, com boas notícias!




Sem comentários:

Enviar um comentário