Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2017

“Abraão é nosso pai na esperança”. O Papa aos peregrinos de língua portuguesa

“Aquele que ressuscitou o seu Filho nos há de ressuscitar também a nós”


Audiência, 29/03/2017, captura de tela CTV
Audiência, 29/03/2017, captura de tela CTV
(ZENIT – Cidade do Vaticano, 29 Mar. 2017).-“Abraão é nosso pai na fé; hoje podemos ver que ele é também, para nós, pai na esperança”, explicou o Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira na Praça de São Pedro, falando aos peregrinos de língua portuguesa.

“Pois «foi com uma esperança, para além do que se podia esperar, que Abraão acreditou». Estas palavras do apóstolo Paulo mostram-nos a ligação íntima que existe entre a fé e a esperança. Esta não se apoia em raciocínios, previsões e certezas humanas, conseguindo ir mais além do que humanamente se pode esperar”, continuou o Papa.

O Papa ressaltou a promessa de vida: “É o caso de Abraão que acreditou na promessa divina de que haveria de ser pai de muitos povos, quando já nada o fazia esperar: a morte já o espreitava e a sua esposa, Sara, era estéril. A esperança teologal é capaz de subsistir no meio da derrocada de todas as esperanças humanas, porque não se funda numa palavra nossa, mas na Palavra de Deus. É uma esperança apoiada sobre uma promessa que, do ponto de vista humano, parece insegura e fora de todas as previsões; e contudo vemo-la resistir à própria morte, se quem promete é o Deus da Ressurreição e da Vida.”

Abraão é portanto, um modelo para os batizados: “Somos chamados, também nisto, a seguir o exemplo de Abraão: não obstante a sua vida já votada à morte, fiou-se de Deus, «plenamente convencido que Ele tinha poder para realizar o que tinha prometido». Peçamos a graça de viver apoiados, não tanto nas nossas seguranças e capacidades, como sobretudo na esperança que brota da promessa de Deus, como verdadeiros filhos de Abraão. Então a nossa vida assumirá uma luz nova, com a certeza de que Aquele que ressuscitou o seu Filho nos há de ressuscitar também a nós, para nos tornarmos verdadeiramente um só com Ele e com todos os nossos irmãos e irmãs na fé.”

in



Sem comentários:

Enviar um comentário