Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Aos povos nativos: “Não permitais as tecnologias que destroem a terra”

Audiência com o Papa Francisco no Vaticano


Audiência aos povos nativos 15.02.2017 © L'Osservatore Romano
Audiência aos povos nativos 15.02.2017 © L'Osservatore Romano
“Não permitais as tecnologias que destroem a terra (…) o equilíbrio ecológico e terminam por destruir a sabedoria dos povos”, disse Papa Francisco a um grupo de 40 representantes de povos indígenas foram recebidos na manhã de quarta-feira, 15 de fevereiro 2017, antes da audiência na antessala Paulo VI.

Membros do Conselho dos Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), estão reunidos em Roma a fim de buscar como responsabilizar economicamente os povos autóctones.

“E vós, nas vossas tradições, nas vossas culturas – porque o que trazeis na história é cultura – viveis o progresso com um cuidado especial pela mãe terra. Neste momento, em que a humanidade está pecando gravemente ao não cuidar da terra, eu vos exorto para que sigais dando testemunho disso e não permitais que novas tecnologias, que são lícitas e são boas, mas não permitais aquelas que destroem a terra, destroem a ecologia, o equilíbrio ecológico e que terminam por destruir a sabedoria dos povos”, exortou o Papa.
Para o Papa Francisco o principal desafio é “conciliar o direito ao desenvolvimento com a tutela dos povos e territórios indígenas”: “E isto fica ainda mais evidente quando actividades económicas interferem com as culturas indígenas e sua relação ancestral com a terra.”

Uma colaboração entre governos e povos indígenas, deve garantir “o direito ao consenso prévio e informado”, diz a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas.

Para o Papa, “os indígenas devem ser valorizados e consultados; ter plena participação, local e nacionalmente” e “um desenvolvimento tecnológico e económico que não deixa um mundo melhor e uma qualidade de vida integralmente superior não se pode considerar progresso”, como ele diz em Laudato si’ (n. 194).

O papa concedeu a sua bênção aos representantes do povos nativos, estendendo-a às suas comunidades.

O vídeo do encontro com o Papa Francis é aqui.

in



Sem comentários:

Enviar um comentário