Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Vaticano: Papa convida humanidade a celebrar mistério da «pequenez» de Deus, no Natal

Foto: Lusa
Francisco brinca com festa de aniversário antecipada, pelos seus 80 anos de vida

Cidade do Vaticano, 14 dez 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a preparação para o Natal deve ser um tempo de “esperança” em que a humanidade é chamada a celebrar o mistério da “pequenez” de Deus que se faz Menino.

“Santa Teresa do Menino Jesus escrevia: Não posso temer um Deus que por mm se fez tão pequeno. Abramos os nossos corações a esta pequenez e esta maravilha, e deixemo-nos surpreender pelo Deus-Menino que se faz vizinho de cada um de nós”, pediu, durante a audiência pública semanal, na sala Paulo VI.

“É a surpresa de um Deus-Menino, de um Deus pobre, de um Deus frágil, de um Deus que abandona a sua grandeza para se fazer próximo de cada um de nós”, insistiu.

Perante mais de seis mil pessoas, o Papa convidou os católicos a “aprofundar” a sua fé através da oração, da leitura da Bíblia, da participação na Missa e dos exercícios espirituais de Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal.

“Com espírito de alegria, preparai os vossos corações para receber a Boa Nova do nascimento do Filho de Deus”, referiu.

Francisco deixou depois uma saudação aos de língua portuguesa, presentes na sala.

“Votos de um santo Natal de Jesus, vivido com a mesma fé humilde e obediente de Maria e José, que vos faça ver, na força indefesa daquele Menino, a vitória final sobre os poderes arrogantes e estrepitosos da terra. Bom Natal”, declarou.

O pontífice argentino sustentou que, no Natal, “o desespero foi vencido”.

“Como é feio o cristão que perde a esperança, que acha que tudo está terminado, que vê somente muros diante de si... Mas o Senhor derruba os muros com o seu perdão”, prosseguiu.

A audiência desta quarta-feira ficou marcada pelos votos de feliz aniversário para o Papa Francisco, que vai completar 80 anos de vida este sábado.

“Agradeço-vos a todos pelos votos de parabéns para o meu próximo aniversário. Muito obrigado”, afirmou.

O Papa brincou com o facto de receber os parabéns com antecedência e disse que na sua terra natal isso dava “azar”, arrancando gargalhadas da assembleia.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936; foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora Papa emérito, assumindo o inédito nome de Francisco.

OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário