Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Música: Diocese de Lisboa vence Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem

Agência ECCLESIA/PR - Grupo de Jovens Católicos da Ericeira, do
Patriarcado de Lisboa, vencedor do Festival Nacional Jovem da
Canção Mensagem
Tema «Agora não sou eu, somos nós» foi interpretado pelo Grupo de Jovens Católicos da Ericeira

Fátima, 10 dez – A Diocese de Lisboa venceu o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem com a música «Agora não sou eu, somos nós», interpretada pelo  Grupo de Jovens Católicos da Ericeira.

O segundo lugar no Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem foi conquistado pela Diocese de Vila Real e o terceiro pela de Lamego, entre nove canções parcitipantes, vencedoras dos respetivos dos festivais diocesanos, que decorreram ao longo do último ano pastoral.

Pelo palco da edição 2016/2017 do Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem passaram representantes das dioceses do Algarve, Beja, Coimbra, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real.

Para D. Joaquim Mendes, bispo da Comissão Laicado e Família, da Conferência Episcopal Portuguesa, um festival da canção mensagem é uma ocasião para “partilhar dons e capacidades” e “um modo dos jovens se expressarem e mostrarem a sua alegria e a sua criatividade”.

O bispo auxiliar de Lisboa disse à Agência ECCLESIA que o encontro entre jovens de diferentes dioceses “cria redes” e mostra que todos “são membros da mesma Igreja”.

“É importante para os jovens caminharem juntos, apoiando-se reciprocamente. É um momento enriquecedor, de crescimento e que projeta a construção do futuro”, sublinhou D. Joaquim Mendes.

Para o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), a música é um “enriquecimento cultural e musical” e manifesta-se como “capacidade de acolhimento e de construção da paz”, tendo por protagonistas os jovens.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Novo disse também que as manifestações musicais são uma forma de “tocar e cantar Deus num processo de evangelização”.

“Desejamos ver a participação de mais gente e queremos ter a capacidade de publicar todos estes trabalhos para nos enriquecermos, onde quer que estejamos, a partir da reflexão sobre as letras e a criatividade musical apresentada”, referiu o padre Eduardo Novo.

Para o diretor do DNPJ, “o festival não é competição, mas capacidade de mostrar a originalidade poético-musical e espírito de grupo, deixando que os valores cristãos passem".

Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que atribuiu o primeiro lugar à música «Agora não sou eu, somos nós», da Diocese de Lisboa, decorreu esta noite no auditório Paulo VI, em Fátima, e foi promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

PR

in



Sem comentários:

Enviar um comentário