Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

VIH/Sida: Papa pede tratamentos acessíveis para populações mais pobres

Francisco recomenda «comportamentos responsáveis» para evitar difusão da doença

Cidade do Vaticano, 30 nov 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco recordou no Vaticano a celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que se assinala anualmente a 1 de dezembro, por iniciativa das Nações Unidas, recordando as populações mais pobres atingidas pela doença.

“Milhões de pessoas convivem com esta doença e só 50% tem acesso a terapias que salvam vidas. Convido-vos a rezar por elas e pelos seus entes queridos e a promover a solidariedade para que também os mais pobres possam beneficiar de diagnóstico e tratamentos adequados”, disse, no final da audiência pública semanal que decorreu esta quarta-feira, na sala Paulo VI.

Francisco deixou ainda um apelo para que “todos adotem comportamentos responsáveis para prevenir ainda mais a difusão desta doença”.

A ONU espera atingir uma eliminação da epidemia em 2030, tendo ainda três objetivos até 2020: que 90% das pessoas que vivem com VIH sejam diagnosticadas; atingir 90% dos diagnosticados em tratamento; que 90% dos que estão em tratamento atinjam carga viral indetetável.

O Papa falou ainda da Conferência internacional sobre a proteção do património em zonas de conflito, que se realizará nos dias 2 e 3 de dezembro em Abu Dhabi.

“Trata-se de um tema que, infelizmente, é atual. Na convicção de que a tutela das riquezas culturais constitui uma dimensão essencial da defesa do ser humano, faço votos de que este evento marque um nova etapa no processo de aplicação dos Direitos Humanos”, referiu Francisco.

A iniciativa é promovida pelos governos de França e Emirados Árabes Unidos, com a colaboração da UNESCO.

OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário