segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Viana do Castelo: Semana de Estudos Teológicos sobre eutanásia quer ser espaço de «diálogo»

DR
Na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas entre hoje e 10 de novembro

Viana do Castelo, 07 nov 2016 (Ecclesia) – A Escola Superior de Teologia do Instituto Católico da Diocese de Viana do Castelo, em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico, promove a semana de estudos ‘Ajuda-me a morrer bem. A Eutanásia em questão’.

A Escola Superior de Teologia do Instituto Católico assinala que o “momento social e político” nacional de debate sobre a eutanásia e a nota pastoral dos bispos portugueses motivam o tema da Semana de Estudos Teológicos dedicada ao tema da eutanásia, entre hoje e 10 de novembro.

O evento vai realizar-se alternadamente entre o auditório da Escola de Teologia e as instalações da Escola de Enfermagem, em Viana do Castelo.

A organização destaca dos conferencistas da 21.ª Semana de Estudos Teológicos a patróloga Isabel Alçada, para falar da visão da vida e da morte no cristianismo primitivo, a filósofa Laura Santos como representante da Plataforma pela Morte Assistida.

Assinala-se também a participação do pediatra e especialista em cuidados paliativos Filipe Almeida e os teólogos Jorge Cunha e Manuel Rosário.

De recordar que a Conferência Episcopal Portuguesa publicou a nota pastoral ‘O que está em causa? Contributos para um diálogo sereno e humanizador’, em março, e, nesse contexto, a semana intitulada ‘Ajuda-me a morrer bem. A Eutanásia em questão’ pretende “criar espaço para esse mesmo diálogo e dirige-se a toda a sociedade em geral”, a partir de uma perspetiva humanista e cristã.

CB


in



Sem comentários:

Enviar um comentário