Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Sociedade: Líderes religiosos encontraram-se com representantes da Comissão Europeia

Reunião anual, inspirada pelo Tratado de Lisboa, abordou tema das migrações

Lisboa, 29 nov 2016 (Ecclesia) - A Comissão Europeia acolheu hoje em Bruxelas a reunião anual com representantes de comunidades religiosas presentes em território comunitário, dedicado ao tema das “migrações, integração e valores europeus”.

A Comissão dos episcopados católicos da União Europeia (COMECE) foi representada por dois bispos, saudando em comunicado enviado à Agência ECCLESIA o “diálogo aberto e construtivo” com o vice-presidente da Comissão, Frans Timmermans.

D. Jean Kockerols, vice-presidente da COMECE, falou da crise provocada pelo afluxo de migrantes e refugiados ao Velho Continente que “colocou em causa a unidade” europeia, tanto do ponto de vista política como “no seio das Igrejas”.

O bispo auxiliar de Bruxelas recordou, por outro lado, o esforço de solidariedade das comunidades cristãs no acolhimento aos refugiados.

“A Igreja não pode deixar de lembrar que cada refugiado tem direito a um tratamento equitativo e humano. A questão de uma solução comum para a crise dos refugiados é uma questão que toca diretamente os valores e o futuro da Europa”, acrescentou.

Já D. Czeslaw Kozon, bispo de Copenhaga e outro dos vice-presidentes da COMECE, sublinhou a importância da reunificação familiar e do respeito pela liberdade religiosa.

O encontro anual entre a Comissão Europeia e os líderes religiosos decorre à luz do artigo 17.º do Tratado de Lisboa.

OC

in



Sem comentários:

Enviar um comentário