Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Igreja/Arquitetura: Dedicação da nova igreja paroquial de São Tiago de Antas

Famalicão, Braga, 22 nov 2016 (Ecclesia) – A nova igreja paroquial de São Tiago de Antas, em Famalicão, vai ser dedicada hoje, às 15h00, pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

Para o arquiteto da obra, Hugo Correia, a nova Igreja de São Tiago de Antas, em Vila Nova de Famalicão, adota “uma arquitetura contemporânea em contraste com o estilo românico da Igreja do século XIII classificada como imóvel de interesse público, situada a cerca de 50 metros”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A igreja foi projetada com a “forma oval, em significado alusivo a Jesus que abraça o seu Povo e os anéis exteriores simbolizam a coroa de espinhos”.  
   
O piso superior destinado às celebrações litúrgicas apresenta no centro da nave, “o altar com configuração oval e forte incidência de luz natural tendo como pano de fundo Cristo Libertador que congrega os 500 lugares sentados no rigor geométrico de um anfiteatro ondulado, em representação do mar como símbolo da Barca de Pedro”, escreveu Hugo Correia.

No retábulo, estão retratadas passagens da história da Igreja com realce a São Tiago, padroeiro da paróquia inserida nos caminhos de São Tiago e a Nossa Senhora da Conceição de veneração secular nesta comunidade de Antas.

LFS

in



Sem comentários:

Enviar um comentário