Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Igreja: 190.ª assembleia plenária da CEP tem em agenda documentos sobre Fátima e catequese

CEP
Organismo máximo do episcopado reúne-se entre 7 e 10 de novembro

Lisboa 02 nov 2016(Ecclesia) – A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima de 7 a 10 de novembro, para debater, entre outros, uma carta pastoral sobre o Centenário das Aparições e um documento dedicado à renovação da catequese.

O programa da reunião do organismo máximo do episcopado católico foi enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Em setembro, o secretário e porta-voz doa CEP adiantou que a Carta Pastoral sobre o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017) tem uma mensagem “humana e evangélica”, para que seja “objeto de reflexão nas várias dioceses”.

O padre Manuel Barbosa adiantou também que vai ser debatido o documento ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’ que tem como principal objetivo fomentar a reflexão sobre a catequese atual e recolher o contributo de responsáveis de todas as dioceses.

“Esta auscultação foi muito importante”, desenvolveu, sobre o documento de trabalho da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé que há um ano está em análise e reflexão, com o contributo dos agentes pastorais e pais.

Os bispos católicos de Portugal vão também debater a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, ‘A Alegria do Amor,’ com o contributo do arcebispo emérito de Barcelona, cardeal Lluís Sistach.

Da 190ª assembleia plenária da CEP sairão “notas pastorais de reconhecimento” dedicadas à Congregação da Missão, os Vicentinos, pelos 400 anos de carisma e 300 anos de presença em Portugal, e à Congregação dos Missionários do Espírito Santo, os Espiritanos, que celebram 150 anos presença em Portugal.

O encontro vai ser inaugurado pelo presidente da CEP, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, às 16h00, na Casa de Nossa Senhora das Dores, numa sessão aberta à comunicação social.

Os trabalhos concluem-se com uma conferência de imprensa, a 10 de novembro, pelas 14h30, no mesmo local, para apresentação do comunicado final.

OC


in




Sem comentários:

Enviar um comentário