Páginas

sábado, 12 de novembro de 2016

CEP: Documentos e pareceres de uma assembleia plenária

Foto Agência ECCLESIA/MC, Assembleia Plenária da
Conferência Episcopal Portuguesa
Fátima, Universidade Católica e pastoral das comunicações sociais em análise pelo episcopado

Fátima, 10 nov 2016 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou em assembleia plenária uma carta pastoral sobre o Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, que “será oportunamente divulgada”.

No comunicado final do encontro, enviado à Agência ECCLESIA, a CEP explica que “este documento pretende reavivar a permanente atualidade da mensagem de Fátima para a revitalização da fé e do compromisso evangelizador”.

Salienta ainda a mensagem de Fátima como “dom e bênção fecunda para a Igreja e para o mundo, convite à conversão e anúncio profético da misericórdia e da paz”.

De acordo com D. Manuel Clemente, presidente da CEP e cardeal-patriarca de Lisboa, esta carta já “está aprovada” e faltam apenas “alguns apuramentos redacionais” para que ela possa ser divulgada.

“Ela visa sobretudo dois objetivos: Em primeiro lugar o que se passou e sobretudo a mensagem que os pastorinhos nos contaram que a Senhora lhes disse para eles, para todos nós, no sentido de voltar ao Evangelho”, salientou o responsável católico aos jornalistas, no final da assembleia plenária da CEP.

Durante esta reunião dos bispos portugueses em Fátima foram também analisados os trabalhos nos diferentes setores pastorais da Igreja Católica em Portugal.

No que diz respeito ao setor dos media, a assembleia plenária perspetivou uma “Pastoral Nacional das Comunicações Sociais, envolvendo as Dioceses, os Institutos de Vida de Consagrada, a Agência Ecclesia e a Rádio Renascença”.

Uma reflexão que contou com a participação do diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, o padre Américo Aguiar.

No plano das vocações, os bispos recordaram a Semana dos Seminários que está a decorrer, e “saudaram os seminaristas e as equipas formadoras”, pedindo “a oração e o apoio do povo de Deus para tão importante setor eclesial”.

Os 300 anos da qualificação patriarcal de Lisboa (07 de novembro também estiveram em cima da mesa ao longo desta reunião, com os bispos a desejarem que o Sínodo diocesano que está em curso, com o tema “o sonho missionário de chegar a todos”, traga “bons frutos” para a comunidade lisboeta.

De destacar, nas conclusões finais, também a presença na assembleia da nova reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, que apresentou as suas linhas de ação para aquela instituição em termos de “ensino, investigação, inovação e internacionalização.

Os documentos aprovados na 190ª assembleia plenária da CEP e as notícias dadas na conferência de imprensa de final estão publicadas na página da Agência ECCLESIA.

JCP

in



Sem comentários:

Enviar um comentário