Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

UCP: Secretário de Estado do Vaticano faz conferência sobre «A Identidade Europeia»

Comunicação do cardeal Pietro Parolin na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, começa às 10h00

Lisboa, 12 out 2016 (Ecclesia) – O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, faz hoje uma conferência sobre «A Identidade Europeia» na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

A comunicação do cardeal italiano começa às 10h00 no Auditório Cardeal Medeiros, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cardeal Pietro Parolin que é secretário de Estado da Santa Sé desde 2013 e vai estar em Portugal nos dias 12 e 13 de outubro para presidir à Peregrinação Internacional Aniversária, em Fátima.

O arcebispo italiano foi o mais novo a ocupar o cargo desde Eugenio Pacelli, o Papa Pio XII, que foi secretário de Estado entre 1930 e 1939.

D. Pietro Parolin era núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Venezuela desde 2009, onde foi reconhecida a sua capacidade diplomática para dialogar com o governo de Caracas, junto dos presidentes Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

Antes desta missão, o arcebispo italiano tinha passado sete anos no Vaticano como subsecretário para as relações com os Estados, uma espécie de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Nestas funções, assumiu os dossiês das negociações com o Vietname e Israel, para além dos contactos com a China, tendo sido ordenado bispo por Bento XVI em setembro de 2009.

Doutorado em Direito Canónico, o novo secretário de Estado entrou no serviço diplomático da Santa Sé a 1 de julho de 1986, tendo trabalhado na Nunciatura Apostólica da Nigéria e do México.

LFS



in



Sem comentários:

Enviar um comentário