Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Migrações: Portugal acolhe encontro de bispos europeus de rito oriental

Foto: CCEE
Iniciativa decorre entre hoje e domingo, com encontros em Lisboa e Fátima

Lisboa, 20 out 2016 (Ecclesia) – Portugal acolhe entre hoje e domingo o encontro dos bispos das Igrejas Católicas de Rito Oriental na Europa, a convite do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. 

Segundo o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), a iniciativa vai decorrer em Lisboa e Fátima.

Marcam presença neste “encontro-peregrinaçã"15 bispos de Igrejas Católicas de Rito Oriental, e bispos de várias conferências episcopais da Europa Ocidental.

Em cima da mesa vão estar “os desafios envolvidos no acompanhamento pastoral dos migrantes católicos orientais" atualmente radicados em países como Portugal, Espanha, França ou Reino Unido. 

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CCEE sublinha a importância de dar atenção a este “fluxo enorme de migrantes” que procuram “uma vida nova" na Europa Ocidental.

Depois de mais vinte anos de um movimento constante de pessoas vindas de países de Leste como a Ucrânia e a Rússia, sensivelmente a partir dos anos 90 do século XX, e devido ao desmembramento da União Soviética e de outros "regimes totalitários", há também agora uma “segunda geração” para cuidar.

Tudo isto levanta “novos desafios em termos de preservação de identidade cultural e religiosa destes migrantes”, frisa o CCEE.

Hoje e este domingo, dia 23, estarão em Fátima figuras como o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, o cardeal Leonardo Sandri, e o presidente do CCEE, recentemente eleito, D. Angelo Bagnasco, que é também responsável pela Conferência Episcopal Italiana.

O programa do encontro prevê uma conferência do economista português João César das Neves, professor da Universidade Católica Portuguesa, sobre inclusão social; também testemunhos de uma família romena e de um agente envolvido no trabalho diário com crianças migrantes, e uma reflexão acerca da relação entre as Igrejas de acolhimento e as de origem.

A iniciativa vai ser concluída com uma celebração litúrgica presidida pelo arcebispo greco-católico de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, na Basílica da Santíssima Trindade, e pela passagem pela Porta Santa da Misericórdia.

O comunicado do CCEE realça também a importância da reunião dos bispos das Igrejas Católicas de Rito Oriental na Europa acontecer este ano no Santuário de Fátima, que em maio de 2017 estará a comemorar o Centenário das Aparições de Nossa Senhora, evento que contará com a presença do Papa Francisco.

JCP 

in





Sem comentários:

Enviar um comentário