Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

Fátima: Jornadas Nacionais de Catequistas refletem sobre importância da família

São esperados «mais de 400 catequistas» entre hoje e domingo no Centro Paulo VI

Lisboa, 28 out 2016 (Ecclesia) – O Departamento de Catequese, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), promove as Jornadas de Catequistas 2016 (JNC2016) dedicadas à “família”, a partir da Exortação pós-sinodal do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’, no Centro Paulo VI, em Fátima.

“Com a preocupação muito grande que a Igreja tem de educar na fé, para a fé, as crianças, os jovens, os adolescentes”, assinalou o coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar, do SNEC.

As Jornadas Nacionais de Catequistas têm o tema próprio ‘Fazei tudo o que ele vos disser’, que reporta para as Bodas de Cana, e realizam-se entre hoje, a partir das 21h15, e este domingo no Santuário de Fátima.

Em declarações ao programa ‘Ecclesia’, na RTP2, o professor Fernando Moita explicou que os dois grandes polos do encontro que começa esta sexta-feira são a família, “a frase é dita no contexto de um matrimónio”, e Maria, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, em 2017, e pretendem também levar para “o quotidiano da família a espiritualidade mariana”.

O ‘Educris’, gabinete de comunicação da Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã, informa que a sessão da abertura dos trabalhos é da responsabilidade da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, presidida pelo bispo de Santarém D. Manuel Pelino Domingues, a partir das 21h15.

15 minutos depois, o professor universitário José Eduardo Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresenta a conferência ‘A Alegria do amor na família é o júbilo da Igreja’.

Este sábado, depois da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, às 09h00, o tema ‘Maria, mãe, discípula e educadora’ vai ser apresentado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, às 10h15.

O testemunho de ‘Viver a espiritualidade mariana em família’ vai ser dado pelo casal Ana Alexandra Nunes e Nuno Prazeres, do Patriarcado de Lisboa, pelas 11h50.

Para a tarde do dia 29 de outubro, as JNC2016 proporcionam conferências temáticas – ‘Despertar Religioso das Crianças; Catequese Familiar; Escola Paroquial de Pais’ - e ateliês de formação com ações direcionadas às várias etapas da catequese – 1.ª, 2.ª e adolescentes.

O sítio online Educris indica que o terceiro dia de formação, este domingo “aponta família como fermento evangelizador” e a última conferência ‘A família como fermento evangelizador da sociedade’ é da responsabilidade do professor João Rodrigues Duque, da UCP, a partir das 10h00.

As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam com a Eucaristia e o envio dos participantes, que começa às 12h30, uma hora depois do plenário de partilha das atividades realizadas na tarde de sábado.

O evento de formação do Departamento de Catequese, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, encerra também a Semana Nacional da Educação Cristã 2016 que refletiu sobre o tema ‘Educar – propor caminho para uma vida plena’, numa Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
O Educris informa ainda que vai estar “online e ao minuto com o essencial de cada intervenção” nas JNC2016 partilhadas na sua página na rede social Facebook.

CB


in





Sem comentários:

Enviar um comentário