Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - DIAS 20 e 21

dbci16 banner


dnbci16 almada covapiedade
OS ACERVOS DOCUMENTAIS TAMBÉM SÃO PATRIMÓNIO RELIGIOSO - SESSÃO PÚBLICA E VISITA GUIADA
ALMADA, Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família
21 de Outubro, 18h30 - 19h30
Esta sessão visa promover uma reflexão sobre a importância dos acervos documentais como parte integrante do património eclesiástico. Para tal, serão apresentados alguns conceitos como património religioso, arquivo religioso e suas tipologias. Será também realizada uma visita guiada ao Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, com apresentação de alguns documentos do acervo digital. Este Centro dedica-se ao levantamento dos acervos paroquiais da Diocese de Setúbal, realizando a sua inventariação, descrição arquivística, conservação e digitalização, disponibilizando-os para consulta em formato digital nas suas instalações.



 dnbci16 aveiro s
RE(VER) A ARTE CRISTÃ NA SÉ DE AVEIRO - VISITA GUIADA
AVEIRO, Sé de Aveiro
20 e 21 de Outubro, 18h00
Visita guiada aos painéis de azulejos da Catedral (dia 20) e cruzeiro de S. Domingos (dia 21), conduzida por Andreia Lourenço.



 dnbci16 braga cidade arcebispos
À DESCOBERTA DE BRAGA: CIDADE DOS ARCEBISPOS - SESSÃO DE HISTÓRIA LOCAL
BRAGA, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
21 de Outubro, 21h30
O conhecido epíteto que classifica Braga como "Cidade dos Arcebispos" deve-se ao facto dos detentores deste título eclesiástico terem sido senhores da cidade durante quase sete séculos. Conferência pelo Cón. José Paulo Abreu.



 dnbci16
carcavelos
APRESENTAÇÃO DE INICIATIVAS DE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO PAROQUIAL
CARCAVELOS, Igreja Paroquial
21 de Outubro (site)
Apresentação de secção com coletânea de textos sobre imagens religiosas da paróquia publicados na Folha Informativa electrónica em conjunto com as respectivas fotografias. Lançamento de projecto de levantamento da história da paróquia, igreja e património recorrendo às memórias de alguns paroquianos e outras fontes históricas.



 dnbci16
coimbra orgaostacruz
CONCERTO DE ÓRGÃO
COIMBRA, Igreja de Santa Cruz
21 de Outubro, 18h00
O órgão barroco do Mosteiro de Santa Cruz é um instrumento fabricado pelo mestre Manuel Benito Gomes de Herrera, entre 1719 e 1724, sendo considerado na época com um dos melhores da Europa. Após a extinção das ordens religiosas e com a saída dos cónegos regrantes do seu mosteiro, o órgão entrou num processo de degradação até aos nosso dias. O seu restauro foi levado a cabo entre 2004 e 2008 pela Oficina e Escola de Organaria de Pedro Guimarães e Beate von Rodhen, que recuperou completamente o instrumento, fazendo-o regressar ao nível harmónico de 1724. Concerto pelo organista João Henriques.



 dnbci vora ade
ARTE RELIGIOSA - MOSTRA DOCUMENTAL
ÉVORA, Arquivo Distrital de Évora
20 de Outubro, 10h30 e 14h30
Mostra composta essencialmente com contratos de construção de altares. Terão lugar visitas guiadas a várias áreas funcionais do ADE (serviço de referência e leitura, tratamento documental, unidade de transferência de suporte e depósitos) com uma duração aproximada de uma hora.



 imagens e
liturgia2016 cartazpt
IMAGENS E LITURGIA NA IDADE MÉDIA - 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE
LISBOA, Museu Nacional de Arte Antiga
20 e 21 de Outubro
Iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Medievais e do Secretariado Nacional Bens Culturais da Igreja, pretende debater a temática da arte figurativa cristã, suas relações geográficas, intercâmbios culturais e afinidades estéticas. Com a participação de reputados especialistas, nacionais e internacionais, oriundos de mais de uma dezena de instituições. Momento privilegiado de partilha e debate das mais recentes investigações, destina-se a todos os interessados, mais ou menos especializados nestas matérias.



 dnbci16
lisboa igsroque
ITINERÁRIOS DE LISBOA: OS RETÁBULOS DAS IGREJAS DO CHIADO -VISITA GUIADA
LISBOA, Igrejas de São Roque, Mártires e Encarnação (ponto de encontro - porta da igreja de São Roque)
21 de Outubro, 10h00
Visita a algumas das mais emblemáticas igrejas desta nobre zona de Lisboa, nomeadamente São Roque, Mártires e Encarnação, enquadrando as mesmas na sua evolução histórica e abordando a arquitectura e soluções decorativas das mesmas, dando especial destaque aos retábulos. Visita conduzida por Nuno Frazão.



 dnbci16
funcha mas slustolosa
SÃO LUÍS DE TOLOSA: ICONOGRAFIA E OBRA DE UM SANTO, ATRAVÉS DE DUAS ESCULTURAS - VISITAS GUIADAS
MADEIRA, Funchal, Museu de Arte Sacra do Funchal
20 e 21 de Outubro, 15h00 - 17h00
Com enfoque na estatuária religiosa e o seu papel na arte arte sacra católica, esta visita orientada põe em evidência a iconografia e iconologia da representação de São Luís de Tolosa, assim como os aspetos técnicos de realização da escultura em madeira destas épocas, através de duas obras: uma do século XVII (proveniente do Convento de Santa Clara, incorporada no museu em 1994); e uma escultura do século XVIII, proveniente da Igreja da Lombada da Ponta do Sol, trazida de empréstimo para o programa de atividades em curso. Visita conduzida por Martinho Mendes.



 dnbci16
funchal museuqc
ARREPENDIMENTO BARROCO - SÃO PEDRO, PINTURA DESCONHECIDA DE UMA COLEÇÃO PARTICULAR MADEIRENSE - VISITA GUIADA
MADEIRA, Funchal, Museu Quinta das Cruzes
21 de Outubro, 18h00
Exposição de três pinturas do século XVII representando "São Pedro" integrado na iconografia de São Pedro penitente ou Lágrimas de São Pedro, tema tão amado pela Contrarreforma. Duas pinturas são da coleção do Museu Quinta das Cruzes e a outra de uma coleção particular madeirense foi especialmente emprestada para esta exposição, sendo, assim, possível, deambular pela hagiografia do santo como pela iconografia deste tema, num tempo que seguiu as diretrizes tridentinas. O projeto Obra Convidada integra-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Direção de Serviços de Museus e Património Cultural da Direção Regional da Cultura da Madeira, visando implementar dinâmicas de divulgação das coleções dos museus em diálogo com coleções privadas, quer regionais, ou nacionais, permitindo diálogos e estudos entre as obras de coleções privadas e o espólio dos museus da Região Autónoma da Madeira, numa relação concertada de laços institucionais. Visita guiada por Francisco Clode de Sousa.



 dnbci16 silves
O RESTAURO DAS ESCULTURAS DA SÉ DE SILVES - PALESTRA
SILVES, Salão Paroquial
21 de Outubro, 18h00
Palestra de Ana Mascarenhas (Conservadora Restauradora), com introdução do Pe. Carlos de Aquino (Director do Secretariado Diocesano do Património Cultural da Igreja da Diocese do Algarve) e contextualização por Luís Santos, da Paróquia de Silves.



 dnbci16
torresvedras
UM QUADRADO CHAMADO AZULEJO
TORRES VEDRAS, Claustro do Convento da Graça
21 de Outubro, 10h00 e 14h00
O conjunto original de 9 painéis, realizados pelo mestre P.M.P., durante o primeiro quartel do século XVIII, retratam a vida de D. Frei Aleixo de Meneses, prior do convento da Graça, constitui, provavelmente, o maior conjunto de painéis historiados com uma narrativa única existente em Portugal. O restauro dos painéis efetuado em 2015 mereceu uma menção honrosa no concurso SOS Azulejo.



 dnbci16 tourega
DIA ABERTO NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA TOUREGA - VISITA GUIADA
TOUREGA, Igreja de Nossa Senhora da Tourega (Évora)
21 de Outubro, 14h30
Apresentação dos trabalhos de conservação/restauro do património móvel e integrado, que está a ser realizado pelas técnicas de conservação e restauro da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Ângela Barrigó e Maria Oliveira. Os visitantes terão oportunidade de obter informações históricas e patrimoniais sobre esta igreja paroquial rural e a sua envolvente, nomeadamente as Ruínas Romanas da Tourega bem como de assistir aos trabalhos de conservação que estão a ser realizados. Contará também com a participação de alunos universitários ligados à vertente do Património do Departamento de História da Universidade de Évora.


Conheça aqui todas as actividades
dnbci16 dias1

fb 1

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados


Sem comentários:

Enviar um comentário