Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

Açores: Exposição fotográfica assinala Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja


Padres da Ouvidoria da Horta - DR
Faial, Açores, 15 out 2016 (Ecclesia) – A ouvidoria da Horta, na ilha do Faial (Açores) está a preparar uma exposição de fotografia e arte sacra para celebrar o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, associando o evento ao ano Santo da Misericórdia.

Esta atividade é inspirada no lema de São Lourenço «O nosso maior património são os pobres» e pretende mostrar como é que as “pobrezas do mundo atual exigem de nós obras de misericórdia e como é que a igreja pode corresponder através do seu próprio património” disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, padre Marco Luciano.

A ideia original da ouvidoria consiste em eleger uma fotografia que tenha sido publicada num órgão de comunicação social sobre uma das “muitas pobrezas atuais, da emigração à guerra, da iliteracia ao abandono das pessoas” e relacionar essa foto com uma das 14 obras de misericórdia, lê-se no referido site da Diocese de Angra.

Feita a “catequese”, associa-se a essas duas realidades, uma obra de arte sacra de cada uma das 13 paróquias da ouvidoria”, explicou o sacerdote.

A exposição que vai estar patente ao público a partir do dia 18 de outubro, até ao encerramento do ano Jubilar da Misericórdia na Igreja da Conceição, na Horta, e é uma das muitas iniciativas que esta ouvidoria preparou para assinalar este ano jubilar.

Na Igreja Matriz da Horta (Ilha do Faial) existe um “Itinerário da Misericórdia” que “faz a catequese” das obras da misericórdia através de um percurso de arte sacra.

LFS 



in



Sem comentários:

Enviar um comentário