Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Vaticano/Portugal: «Eu irei, mas a Fátima» - Papa Francisco


Visita do Papa em 2017 tem por objetivo assinalar Centenário das Aparições, disse Francisco a bispo auxiliar de Lisboa

Lisboa, 30 set 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse ao bispo auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás que viria a Portugal, em maio de 2017, “mas a Fátima”, numa viagem centrada no Centenário das Aparições.

“Eu irei, mas a Fátima” foi a afirmação do Papa no diálogo com D. Nuno Brás, confirmou hoje o bispo auxiliar de Lisboa em declarações à Agência ECCLESIA.

D. Nuno Brás cumprimentou Francisco no último domingo, no fim da Eucaristia que encerrou o Jubileu dos Catequistas, no Vaticano, e disse-lhe que os portugueses “estavam à espera dele”.

“Ele respondeu-me que viria, mas a Fátima”, sublinhou D. Nuno Brás.

“Creio que podemos dar como certo que, a não ser que aconteça um imprevisto de agenda ou pessoal, o Papa tem como assente que vem a Fátima”, sublinhou.

Para além da indicação de visitar Fátima, o programa da visita do Papa, o local de chegada a Portugal, o percurso até à Cova da Iria e os dias em que o pontífice argentino vai estar em território português permanecem em aberto.

D. Nuno Brás lembrou que “o Papa disse com muita alegria” que viria a Portugal, reafirmando o que “tinha dito aos bispos portugueses durante a visita ad Limina, quando afirmou que tinha muita vontade de vir a Fátima”.

No dia 7 de setembro de 2015, no encontro dos bispos de Portugal com o Papa durante a visita ad Limina, Francisco transmitiu o "desejo profundo" de visitar Fátima, afirmando 'tengo ganas de ir a Fátima' (quero ir a Fátima)”.

D. Manuel Clemente, presidente da CEP, disse na ocasião aos jornalistas que sempre que é referido o nome de Portugal, "o Papa diz que tem muita vontade de ir a Fátima" e "fica aí muito localizado".

"O que o Papa responde sempre é que tem muita vontade de ir a Fátima. Não posso concluir mais do que isso, se é que isto já não é uma conclusão", afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa.

No último dia 17 de março, durante a primeira visita oficial após ter tomado posse como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa convidou formalmente o Papa Francisco a visitar Portugal.

Francisco será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.

PR


in




Sem comentários:

Enviar um comentário