Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Vaticano: Simpósio sobre «o papel da mulher na Igreja»

Cidade do Vaticano, 28 set 2016 (Ecclesia) – O simpósio ‘O papel da mulher na Igreja’ terminou hoje em Roma, uma iniciativa que segundo o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé nasceu do “desejo” do Papa Francisco em “aprofundar” esse estudo.

“As mulheres são, pelo menos, metade dos cristãos e têm direito a ter voz. Na Igreja Católica o ministério ordenado é reservado aos homens, mas há um papel da mulher que deve ser cada vez mais valorizado”, disse D. Luis Ladaria Ferrer sobre a iniciativa que decorreu no Instituto de Estudos Superiores sobre a Mulher (ISSD) do Ateneu Regina Apostolorum.

Em declarações à Rádio Vaticano, o prelado começou por destacar que o simpósio ‘ “a grande maioria” dos intervenientes foram mulheres: “Há uma presença feminina também do ponto de vista teológico”.

O arcebispo espanhol explica que desde segunda-feira (dia 26) os temas principais do encontro foram os “fundamentos teológicos da vocação da mulher na vida da Igreja”, a mulher na Escritura e na História da Igreja.

Segundo o sacerdote jesuíta também tem estado a ser abordada a Revolução Cultural que se está a viver, “a perspetiva filosófica e teológica da diferença sexual”, a presença feminina nas esferas institucionais da Igreja e “os grandes temas, a Igreja Sacramento e esposa e mãe, com todas as implicações para as mulheres”.

O secretário da Congregação para a Doutrina da Fé observou que os temas são apresentados “sempre” numa variedade de pontos de vista.

“A Igreja deve encontrar maneiras de se tornar cada vez mais presente, em todas as esferas, e aqui, a presença da mulher pode ser decisiva”, acrescentou.

CB


in




Sem comentários:

Enviar um comentário