Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Geórgia: Papa chegou a Tbilisi para iniciar segunda viagem ao Cáucaso em três meses

Foto: Lusa

Visita apostólica conclui-se este domingo no Azerbaijão

Tbilisi, 30 set 2016 (Ecclesia) - O Papa chegou hoje à capital da Geórgia para uma visita de três dias ao Cáucaso, a segunda em 2016, que se conclui este domingo no Azerbaijão.

O avião que transportava Francisco aterrou em Tbilisi pelas 14h55 locais (menos três horas em Lisboa); o Papa foi recebido pelo presidente georgiano, Giorgi Margvelashvili, e pelo patriarca da Igreja Ortodoxa da Geórgia,Elias II, num gesto ecuménico considerado de grande significado.

Ao deixar Roma, pelas 09h15 locais (menos uma em Lisboa), o Papa assumiu a intenção de “favorecer o encontro e o diálogo entre culturas e religiões diferentes”.

No tradicional telegrama ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao deixar o país, Francisco explicou que quer “reforçar o caminho da unidade dos cristãos e confirmar a comunidade católica na fé”.

A visita tem como lema 'A paz esteja convosco' e quer sublinhar a importância da região, próxima da Rússia, Turquia e Médio Oriente.

Após a chegada ao aeroporto de Tbilisi, Francisco e a delegação oficial que o acompanha seguem para o Palácio Presidencial, onde decorre a visita de cortesia ao chefe de Estado georgiano.

O primeiro discurso da viagem vai ser proferido diante de autoridades políticas, representantes da sociedade civil da Geórgia e membros do corpo diplomático.

A 16ª viagem internacional do pontificado inclui um encontro privado com a comunidade caldeia, um rito que remonta às origens do Cristianismo e tem particular importância na Síria e no Iraque, mantendo o uso litúrgico do aramaico, a língua falada por Jesus Cristo.

A visita de oração pela paz à igreja de São Simão, com a comunidade assíria-caldeia, está marcada para o final da tarde de hoje.

O Papa vai proferir uma oração em que serão recordados especificamente os "cristãos perseguidos", os refugiados e as "vítimas da opressão".

Francisco esteve na Arménia entre os dias 24 e 26 de junho deste ano, naquela que foi a sua primeira visita ao Cáucaso.

Após a cerimónia de boas-vindas, o Papa vai encontrar-se com o ‘catholicos’ e patriarca de toda a Geórgia, Elias II, no palácio do Patriarcado Ortodoxo.

João Paulo II esteve na Geórgia em 1999 e no Azerbaijão em 2002.

OC
 in




Sem comentários:

Enviar um comentário