Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Assis 2016: Bispo do Porto afirma ao Papa Francisco «presença orante» da diocese, pela paz

DR
D. António Francisco dos Santos assinala ainda próximo jubileu dos catequistas

Porto, 22 set 2016 (Ecclesia) – O bispo do Porto publicou uma nota pastoral, recordando o encontro inter-religioso de Assis, nesta terça-feira, para afirmar ao Papa Francisco “comunhão filial” da diocese nesta causa da paz.

“Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto”, escreve D. António Francisco dos Santos recordando que o encontro inter-religioso se realizou 30 anos depois do primeiro do género, por iniciativa do Papa São João Paulo II.

Na nota ‘O exemplo, a gratidão e a memória’, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o bispo do Porto observa que o Papa Francisco “deseja” juntar a esse gesto de comunhão e de oração universal “toda a Igreja” e “não se cansa de anunciar” ao mundo a necessidade da paz e a urgência da misericórdia e da reconciliação.

“É isso que sempre queremos viver como Igreja do Porto, rezando confiadamente e trabalhando incansavelmente pela paz na vida das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos”, acrescentou.

Na sua nota pastoral D. António Francisco dos Santos destaca o Jubileu dos Catequistas que vai ser vivido em Roma e no Porto, este domingo, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia.

“São muitos milhares os catequistas da nossa diocese. São um dom e uma bênção para a Igreja do Porto. A todos quero convidar e convocar para este jubileu, celebrado no mesmo dia, em cada uma das Vigararias da nossa diocese”, assinalou sobre a iniciativa que marca o início do ano pastoral catequético no Porto.

Para o bispo diocesano, o Jubileu dos Catequistas “ganha particular significado”, pela sua dimensão, e “assume destacado relevo”, pelo bem que se deve a esses agentes da pastoral, entre todas as celebrações de setores, grupos ou movimentos apostólicos realizadas durante o jubileu que termina dia 20 de novembro.

“Desejo traduzir esta graça jubilar em testemunho de gratidão a todos os catequistas e a cada uma das suas Famílias, que catequistas também são, o bem que lhes devemos no serviço pastoral do anúncio da Alegria do Evangelho, de que fazem sua missão abnegada e feliz de todas as horas”, desenvolveu D. António Francisco dos Santos.

Na nota pastoral, o prelado recorda que vão assinalar o sexto aniversário do falecimento de D. Armindo Lopes Coelho, bispo do Porto entre 1997 e 2006, dia 29 de setembro numa Eucaristia de sufrágio na Sé, às 19h00.

“Não deixaremos que o tempo faça esquecer aqueles a quem tanto devemos do percurso, da história e da vida da Igreja que somos”, observa sobre a Missa que vai recordar os bispos, presbíteros e diáconos que serviram a Diocese do Porto.

“Acreditamos que a oração e a gratidão são sempre bênção lançada no terreno fértil das nossas comunidades que os bispos, presbíteros e diáconos, que nos precederam, trabalharam”, conclui D. António Francisco dos Santos que convida para a celebração na catedral sacerdotes, diáconos, seminaristas, consagrados e leigos.

CB/OC


in




Sem comentários:

Enviar um comentário