Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Pastoral Penitenciária: Reclusos e ex-reclusos vão peregrinar a Fátima

Lisboa, 22 ago 2016 (Ecclesia) – A Pastoral Penitenciária em Portugal vai promover uma peregrinação nacional a Santuário de Fátima que, “pela primeira vez”, vai incluir um grupo de reclusos, ex-reclusos e familiares, no dia 5 de setembro.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a coordenação da Pastoral Penitenciária acredita que no futuro a peregrinação ao Santuário de Fátima pode ser um “excelente ponto de apoio e de referência nacional” para todos os envolvidos nesse serviço da Igreja Católica.

Pela “primeira vez”, este evento vai levar ao santuário mariano da Cova da Iria “um grupo de reclusos, ex-reclusos, familiares, voluntários e assistentes espirituais e religiosos” de algumas dioceses de Portugal.

A iniciativa que tem como tema ‘Estive preso e fostes visitar-me’, do Evangelho de São Mateus, realizada no Jubileu da Misericórdia é considerada uma oportunidade para os participantes viverem uma “comunhão real com aqueles que se encontram - ou já se encontraram - numa situação de reclusão”.

No dia 05 de setembro, segundo o programa, a partir das 10h30 os peregrinos têm o acolhimento e entram na Basílica da Santíssima Trindade pela ‘’Porta Santa’ do Jubileu para participarem na Eucaristia, que começa 30 minutos mais tarde.

Depois do almoço, a partir das 14h00, a organização propõe um filme sobre as aparições do Anjo, no salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, e o encontro termina com a oração de despedida, às 15h00.

A Peregrinação Nacional a Fátima da Pastoral Penitenciária em Portugal vai ser presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, que acompanha esse serviço.

CB/OC



in



Sem comentários:

Enviar um comentário